Início Aeroportos

Em meio a corrupção, Aeroporto da Cidade do México será gerenciado pela Marinha mexicana

Foto de Boarding2Now via Deposit Photos (sob licença)

A administração do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), tem dado papéis não-tradicionais às forças armadas desde sua eleição em 2018. Estas têm um papel cada vez maior no funcionamento de, pelo menos, uma dezena de aeroportos, dos quais o mais movimentado, o Aeroporto Internacional da Cidade do México, Benito Juárez, está sendo agora repassado à gestão da Marinha.

Como relata a ABC News, outros aeroportos estão programados para serem entregues à Marinha, incluindo Matamoros e Playa del Carmen. O objetivo é conter a má administração e a corrupção que se tem manifestado nos últimos anos, dificultando a operação e aumentando a segurança do tráfego aéreo local.

No total, 1.500 membros das Forças Armadas foram encarregados de manter a segurança do Aeroporto Benito Juárez desde fevereiro de 2022. Agora, com a gestão total do terminal, a Marinha planeja formar uma nova empresa, Casiopea, para supervisionar a operação, com ênfase no controle de drogas e na gestão efetiva de portos e alfândegas.

Apesar dos protestos de especialistas em direito de aviação sobre a assunção de tarefas civis pelos militares, o presidente acredita em sua ideia e planeja que uma dezena de aeroportos esteja literalmente nas mãos das Forças Armadas até o final de seu mandato em 2024.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile