Em meio às celebrações de Ano Novo, dois aviões estacionados são atingidos por balas perdidas

Foto ilustrativa: por Colin Cooke Photo, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Dois jatos da empresa aérea libanesa Middle East Airlines foram alvejados por balas perdidas enquanto estavam estacionados no Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute.

Os danos são resultado de uma tradição entre muitos libaneses de celebrar ocasiões especiais com tiros para o alto e todos os anos, no réveillon há relatos de aeronaves atingidas por disparos nas proximidades do terminal.

A prática dos tiros para o alto tenta ser combatida pelo governo libanês há anos, sem sucesso. O ministro do Interior do governo provisório, Bassam Mawlawi, havia enfatizado a necessidade de acabar com o fenômeno dos tiroteios nas proximidades do Aeroporto Internacional de Beirute.

Em 9 de dezembro, ele se comprometeu a discutir com o Serviço de Segurança Aeroportuária as falhas de segurança registradas no período anterior e as questões que ameaçam a segurança da aviação, como tiros aleatórios ou balas perdidas em locais próximos ao aeroporto.

Ele enfatizou a necessidade de “acabar com isso”, prometendo aos libaneses que “o aparato de segurança aeroportuária vai continuar, e vai ser mais atuante, e a Direção Geral de Aviação Civil fará os devidos para facilitar os negócios dos libaneses que chegam e partem do aeroporto.”

Em outro caso recente, registrado em novembro, uma aeronave da mesma empresa aérea foi atingida enquanto pousava na capital libanesa, resultando num buraco na fuselagem. O avião tinha passageiros a bordo, mas felizmente ninguém ficou ferido.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias