Em missão desafiadora, Força Aérea leva uma “passageira” muito especial no avião C-105 Amazonas

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu uma missão desafiadora, mas também gratificante, ao transportar uma “passageira” bastante especial em um de seus aviões.

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, realizou, nessa quinta-feira, dia 25 de agosto, o transporte da Frida, uma elefante-marinho resgatada em Nova Viçosa, na Bahia.

O animal havia sido salvo no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral. Logo em seguida, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Quando chegou, Frida estava bem abaixo do peso e com necessidade de acompanhamento especializado. Hoje, após seis meses de tratamento, com 180 quilos e 1,80 metro, a elefante-marinho necessitou ser transferida para Florianópolis (SC) em uma caixa especial, e coube ao avião C-105 Amazonas do Esquadrão Onça realizar essa missão.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O bimotor de registro FAB 2806 decolou do Aeroporto de Salvador às 09h15 e, além dos tripulantes, participaram da missão duas veterinárias do IMA, que monitoraram a hidratação e o bem-estar do animal durante o voo. Em Florianópolis, ela ficará sob os cuidados da ONG R3 Animal até a soltura no mar.

“Foi uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Todos os cuidados no transporte da caixa até a aeronave e, principalmente, durante o voo contribuíram para que a Frida chegasse ao seu destino e pudesse receber a atenção necessária visando sua reintegração ao meio ambiente, num futuro próximo. Aceitamos o desafio por entender a importância de devolver o elefante-marinho ao seu habitat natural. Missão cumprida!”, destacou o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Vídeo mostra Airbus A380 da Etihad saindo do armazenamento após dois...

0
Após 2 anos armazenado devido à pandemia da COVID-19, um dos 10 Airbus A380 da Etihad decolou rumo a sua desativação e reintrodução na frota.