Início Aviação Militar

Em momento de tensão com Rússia e China, japoneses recebem primeiro Boeing E-767 atualizado

Foto via Wikimedia (CC)

A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) recebeu seu primeiro avião Boeing E-767 Airborne Warning and Control System (AWACS) atualizado. A modernização da computação de missão (MCU) foi realizada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), com uma equipe de Hanscomb Air Force Base, em Massachusetts.

De acordo com o Coronel Riley Pyles, Chefe do Diretório Digital da USAF, o Japão é parceiro crucial dos EUA no teatro Indo-Pacífico e o E-767 é o comando principal para gerenciamento da força aérea e nó de controle japonês.

Ele também acrescenta que Tóquio tem estado “profundamente focada” na colocação da primeira aeronave atualizada de volta ao serviço devido às persistentes incursões aéreas da China e da Rússia em seu espaço aéreo.

Além da aeronave atualizada, a equipe forneceu também sistemas terrestres para “várias bases aéreas japonesas para o planejamento e treinamento de missões”. O trabalho de atualização é semelhante àquele realizado em aeronaves Boeing E-3 Sentry AWACS da USAF, com melhorias nas capacidades de comando e controle, compartilhamento de informações em tempo real, tempos de identificação de alvo mais rápidos e maior letalidade.

O trabalho de atualização começou em agosto de 2019 como parte de um contrato de US$ 870 milhões. Testes de voo e demonstrações foram feitos na Califórnia e em Washington e, recentemente, o primeiro avião do JASDF foi atualizado com sucesso. A JASDF opera quatro E-767, com uma idade média de 27,5 anos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile