Início Variedades

Em momento de tensão, passageiros se jogam no chão do aeroporto após desembarcarem do avião

Imagem> Reprodução Twitter, Nic Roberston

No sábado, com o início dos ataques terroristas do Hamas a Israel e as respostas das Forças de Defesa Israelenses (IDF), muitos voos foram cancelados e um caos se formou em torno do aeroporto internacional de Tel Aviv, a principal cidade do país. No início do confronto, porém, nem todos os aviões deixaram de partir ou chegar no local.

Um avião da British Airways com mais de 300 passageiros, por exemplo, foi liberado para decolar do aeroporto de Heathrow, em Londres, rumo a Israel. Porém, no momento em que o voo já cruzava os céus, Tel Aviv era alvo de foguetes vindos do grupo Hamas.

Centenas de foguetes foram disparados durante a noite, em um dia de conflitos sangrentos que causaram mortes e ferimentos em ambos os lados. O sistema de defesa antimísseis de Israel, conhecido como “Iron Dome”, aparentemente não conseguiu interceptar todos os projéteis, resultando em vários ataques diretos em toda a região de Tel Aviv.

A situação de insegurança e perigo iminente levou os passageiros a desembarcarem no Aeroporto Ben Gurion e correrem para se proteger na pista após uma sirene de alerta de foguete ser ativada. O editor diplomático internacional da CNN, Nic Roberston, foi um dos passageiros e registrou em vídeo o momento de pânico e medo dos demais passageiros.

Devido à grave situação de segurança em Israel, diversas companhias aéreas cancelaram temporariamente seus voos para o país. American, United e Delta suspendem suas próximas partidas enquanto as equipes de segurança analisam a situação. As companhias aéreas europeias Lufthansa, SWISS, Brussels Airlines, Iberia KLM e Air France também cancelaram voos e desviaram aviões para outros destinos.

Diversas companhias aéreas, incluindo a Emirates, também foram forçadas a cancelar voos e desviar rotas devido aos ataques com foguetes. O governo britânico emitiu um alerta para seus cidadãos em Israel, pedindo que fiquem vigilantes o tempo todo, já que a situação de segurança no país é considerada rápida, tensa e imprevisível.

Representantes das companhias aéreas afirmaram que estão monitorando de perto os acontecimentos e que a segurança dos passageiros e funcionários é primordial.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile