Início Acidentes e Incidentes

Em novo incidente nos EUA, jato Embraer acelera na pista enquanto outro avião arremete por cima

Um novo incidente grave nos EUA, envolvendo dois aviões na mesma pista durante manobras de pouso e decolagem com perda de separação, ocorreu na Califórnia, aumentando o alerta das autoridades.

Uma série de incidentes de características similares tem sido registrada nos Estados Unidos nos últimos meses e já colocou as autoridades de prontidão, com um grupo de trabalho vindo a ser criado.

O primeiro caso ocorreu no movimentado aeroporto JFK, em Nova Iorque, onde, enquanto um jato da Delta decolava, um da American cruzava a pista. Poucos dias depois aconteceu de um Boeing da FedEx estar pousando enquanto um 737 da Southwest decolava. Por fim, um 777 da United, que tinha pousado no Havaí, invadiu a pista ao lado durante o pouso de um pequeno avião Cessna.

E mais uma ocorrência se soma a estes, colocando ainda mais pressão no governo americano para investimentos e melhoria do sistema de controle de tráfego aéreo, principalmente em solo.

O caso de agora envolve um Bombardier (Mitsubishi) CRJ-900 da American Eagle, que pousava no Aeroporto de Burbank, na Califórnia, bastante usado por famosos por estar ao lado dos estúdios de gravação da Disney, Universal e Warner.

Por algum motivo ainda não esclarecido, o piloto do CRJ-900 iniciou uma arremetida, porém ela teria sido tardia (quando a aeronave já estava mais adiante na pista, ainda em voo) e um Embraer E175 da United Express, que decolava para São Francisco, teve um conflito na trajetória de voo com o jato que arremetia.

Segundo dados do FlightRadar24, as aeronaves chegaram a ter uma separação vertical de apenas 800 pés (243 metros) logo após a pista, ao sobrevoarem a rua que contorna o aeroporto.

Por causa dessa trajetória conflitante, o TCAS (sistema anti-colisão) de ambas as aeronaves foi acionado e os pilotos fizeram manobras evasivas. O dado seguinte, inclusive, mostra que eles atingiram a altitude de 2.350 pés ao mesmo tempo enquanto estavam aproximadamente a 0,5 milhas náuticas (1km) de distância horizontalmente.

O Bureau que investiga acidentes em meios de transporte dos EUA, o NTSB, afirmou que está ciente do caso e que uma investigação foi aberta, e que apesar das manobras evasivas e da proximidade das aeronaves, nenhuma pessoa ficou ferida.

Sair da versão mobile