Em outubro acontece o esperado leilão de componentes do gigante Airbus A380

Foto de Clement Alloing

Nos dias 1314 e 15 de outubro de 2022, a fabricante europeia Airbus vai leiloar 500 peças pertencentes a aeronaves A380. A iniciativa visa colaborar com as tarefas da Fundação Airbus e da associação AIRitage, que preserva o patrimônio aeroespacial. A maioria das peças virá da aeronave com número de série (MSN) 13. Ela voou pela primeira vez em abril de 2008 e operou para a Emirates entre outubro daquele ano e agosto de 2020.

Como reporta o Aviacionline, em outubro de 2021, a empresa TARMAC Aerosave, especializada na gestão do fim da vida útil de aeronaves, executou as tarefas de desmontagem do avião. A empresa foi responsável pela desmontagem, reciclagem e disposição final de cada um de seus elementos.

Os objetos a serem leiloados foram selecionados com critério de interesse histórico, estético e tecnológico. O estoque de peças incluirá luminárias, elementos do bar a bordo, escadas, corrimãos, carrinhos  e assentos, entre outros. O processo acontecerá em Toulouse, embora qualquer um também possa participar remotamente. Serão 380 lotes e um total de 500 elementos diferentes.

Talvez um dos itens mais valiosos para os entusiastas da aviação seja o uniforme laranja de Claude Lelaie, piloto da Airbus que liderou o primeiro processo de voo de teste do A380 em 2005.

Conversão em obras de arte

Alguns elementos, como as pás dos motores, foram confiados a artistas de rua que os transformaram em obras de arte. “Sem dúvida, eles serão uma das principais atrações deste leilão“, disse a Airbus.

A empresa convidou os artistas interessados ​​em intervir nas peças para participar do leilão em outubro. “Uma peça industrial às vezes pode se assemelhar a uma obra de arte: o design, os materiais e a complexidade fazem com que muitas vezes sejam elementos com características únicas”, disse a Airbus em comunicado.

Sophie de Lacroix, responsável pela organização do leilão, comentou que foram escolhidos “artistas com perfis variados, que compartilham certas experiências, temas e aspirações“. Entre eles, “as viagens, a liberdade, a tecnologia, o empenho e a experiência humana”, todos eles “elementos perfeitamente associados ao emblemático A380”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias