Início Variedades

Em outubro, evento RIO+30 deverá trazer dezenas de aviões raros ao Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai sediar, em outubro, a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo – Rio+30, que marca as três décadas da realização da Rio-92. O lançamento oficial do evento foi na quarta-feira (30), no Museu do Amanhã, com as presenças do prefeito, Eduardo Paes, secretários municipais, lideranças ambientais e empresariais.

Durante três dias, entre 17 e 19 de outubro deste ano, o Rio promoverá o encontro de ativistas, acadêmicos, lideranças locais, políticos, representantes de comunidades tradicionais e empresários para debater políticas públicas sobre geração de sustentabilidade e justiça social.

Paralelamente à Rio+30, ocorrerá o 8º Fórum Global do Pacto de Milão, com o propósito de discutir políticas, planos e regulamentos para encorajar sistemas alimentares equitativos, resilientes e sustentáveis.

707 do Irã na RIO+20

Público esperado

São esperadas mais de 2 mil pessoas, de diversos estados e países, que se reunirão em dez espaços na zona portuária: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR), Praça Mauá, Prédio do Touring Clube, AquaRio, Pedra do Sal, Largo da Prainha, Cais do Valongo, Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio. Também serão ocupados três armazéns do cais do porto.

Os nomes dos convidados que virão estão sendo definidos e serão anunciados em breve. O evento conta com os apoios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre outras entidades parceiras.

“Nós temos os compromissos estabelecidos no planejamento estratégico. Isso traz para o Rio protagonismo [ambiental] e aumenta as nossas responsabilidades dessas entregas”, disse Eduardo Paes, ao final do evento de lançamento.

Comitiva russa na RIO+20

Aviões raros

Ocasiões como estas trazem uma larga quantidade de aeronaves muito raras de serem vistas no Brasil. Há exatamente dez anos, na Rio+20, dezenas de aviões governamentais e executivos pousaram no Galeão trazendo as delegações, num verdadeiro deleite aos entusiastas de aviação.

Todos os movimentos foram compartilhados pela Força Aérea Brasileira. Dentre as aeronaves muito raras que aportaram por aqui, estiveram o Boeing 707 do Irã, Boeing 777 da Turkmenistan, uma comitiva de Ilyushins russos, entre muitos outros (vide algumas fotos abaixo).

Edição de Fábio Massalli – Informações da Agência Brasil (adaptado)

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile