Em parceria com a portuguesa ETI e a alemã Rheinmetall, Embraer fornecerá soluções de treinamento para o C-390 à Holanda

A fabricante brasileira Embraer anunciou hoje, 1º de novembro, que fornecerá soluções de treinamento para o avião multimissão C-390 Millennium à Força Aérea Real da Holanda.

O acordo inclui um simulador de voo completo e uma estação de instrução para o loadmaster (CHST, na sigla em inglês), desenvolvido com a alemã Rheinmetall, além de uma estação de treinamento baseada em computador (CBT, na sigla em inglês), concebida com a empresa portuguesa EMPORDEF Tecnologias de Informação (ETI). As companhias esperam que todas as soluções já estejam em operação até o final de 2026.

A Embraer explica que o simulador de voo do C-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e de emergência, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de situações anormais e emergências. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e é confortável para o treinamento de pilotos.

Por sua vez, a estação de instrução para o loadmaster (pessoa responsável por cuidar da carga, carregamento/descarregamento, etc) fornecerá treinamento amplo nos procedimentos de loadmaster, da função de loadmaster para tripulações de voo e outros usuários. Ela utilizará uma tecnologia de representação visual de última geração para fornecer uma visão interna do compartimento de carga e uma visão externa de toda a aeronave.

Por fim, a estação de treinamento baseada em computador oferece instrução teórica da aeronave para pilotos, loadmaster, membros adicionais da tripulação e equipe de manutenção por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês) compatível com a tecnologia SCORM.

Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, disse:

“Os novos dispositivos de treinamento fornecidos são um marco significativo em nosso relacionamento de longo prazo com a Força Aérea Real da Holanda. Trabalhando em parceria com a Rheinmetall e a ETI, a Embraer está focada em fornecer as melhores soluções de treinamento da categoria demandadas por nossos clientes. Criamos essas soluções sob medida, cuidando de cada detalhe necessário para a Força Aérea Real da Holanda. Esperamos aprofundar ainda mais o nosso relacionamento nos próximos anos.”

Stefan Klaes, Head de Vendas e Sistemas de Aviação da Rheinmetall, disse:

“Os dispositivos de treinamento do C-390 irão possibilitar preparação e treinamentos de missões em um ambiente muito realista para a Força Aérea Real da Holanda. Em conjunto com a nossa parceira Embraer, estamos comprometidos em oferecer os melhores sistemas e serviços de treinamento para o C-390 nos próximos anos.”

A frota atual de aeronaves C-390 em serviço acumulou mais de 15.000 horas de voo em todo o mundo. Além da Holanda, o C-390 foi selecionado pela Áustria, Brasil, Coreia do Sul, Hungria, Portugal e República Tcheca.

Informações da Embraer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em voo para a fronteira dos EUA, mexicano tenta sequestrar avião...

0
Uma confusão ocorreu num voo no México, quando um passageiro tentou sequestrar a aeronave e precisou ser contido por outros viajantes.