Em parceria com a Toyota, Joby realiza o primeiro voo de sua aeronave eVTOL no exterior

A aeronave em voo, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Joby Aviation, via YouTube

A fabricante aeronáutica norte-americana Joby Aviation informou, no sábado, 2 de novembro, que completou seu primeiro voo no exterior, no início da semana passada, celebrando quase 7 anos de colaboração com a Toyota.

Com o Monte Fuji como cenário, decolando do Centro Técnico Higashi-Fuji da Toyota, Japão, a empresa demonstrou a baixa pegada acústica da aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) e recebeu convidados como Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation, Ted Ogawa, CEO da Toyota América do Norte, e Hiroki Nakajima, CTO da empresa japonesa.

“Estamos imensamente gratos por trabalhar lado a lado com a maior montadora do mundo enquanto realizamos nossa visão compartilhada para o futuro da mobilidade e estamos ansiosos para dar o próximo passo em nossa jornada juntos”, reportou a Joby em seu comunicado sobre o voo.

A Joby Aviation, que desenvolve veículos aéreos elétricos para transporte de passageiros, e a Toyota Motor Corporation anunciaram, em outubro, que a companhia japonesa investirá um adicional de US$ 500 milhões para apoiar a certificação e produção comercial da aeronave da Joby, com o objetivo de realizar a visão compartilhada das duas empresas sobre mobilidade aérea.

Elevando o total da Toyota Motor Corporation na Joby para US$ 894 milhões, o investimento será feito na forma de dinheiro para ações ordinárias, com a primeira parcela prevista para ser concluída ainda durante este ano e a segunda em 2025.

“O investimento de hoje se baseia em quase sete anos de colaboração entre nossas empresas”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, quando foi anunciado o aporte adicional. “O conhecimento e o apoio compartilhados pela Toyota foram fundamentais para o sucesso da Joby e esperamos aprofundar nosso relacionamento enquanto realizamos nossa visão compartilhada para o futuro do transporte aéreo.”

A Joby continua a fazer progressos importantes rumo à comercialização, recentemente lançando sua terceira aeronave de sua linha de produção piloto em Marina, Califórnia, e iniciando a construção de uma instalação ampliada na Califórnia que mais do que dobrará a área de fabricação da empresa. Em agosto de 2024, confirmou que a quarta das cinco etapas do processo de certificação de tipo está agora mais de um terço concluída.

“Com este investimento adicional, estamos entusiasmados em ver a Joby certificar sua aeronave e passar para a produção comercial”, disse Tetsuo “Ted” Ogawa, quando assinou o acordo como Diretor Operacional em nome da Toyota Motor Corporation em outubro. “Compartilhamos a visão da Joby de que o voo sustentável será central para aliviar os desafios persistentes de mobilidade de hoje.”

O investimento adicional da Toyota reflete o objetivo contínuo da família fundadora da Toyota Motor Corporation, começando com Kiichiro Toyoda até o atual Presidente Akio Toyoda, de realizar o sonho de mobilidade aérea para viagens pessoais ou diárias como parte de sua transformação em uma empresa de mobilidade.

Desde 2019, além dos investimentos monetários, a Toyota tem investido tempo e recursos humanos para compartilhar seu conhecimento do Sistema de Produção Toyota através do planejamento de processos, desenvolvimento de métodos de fabricação e design de ferramentas.

Engenheiros da Toyota agora trabalham lado a lado com a equipe da Joby na Califórnia e, em 2023, as duas empresas assinaram um acordo de longo prazo para a Toyota fornecer componentes chave do conjunto de potência e de atuação para a produção das aeronaves da Joby.

Informações da Joby Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Paraquedistas russos batem recorde com seis deles saltando de avião a...

0
A Rostec, corporação estatal russa, estabeleceu um novo recorde mundial ao realizar um salto de paraquedistas da estratosfera, com o uso