Em plena Europa, acaba de nascer a companhia aérea “nacional” de um país que não existe

Está programado para o dia 16 de abril de 2023 o primeiro voo da Kıbrıs Hava Yolları (ou apenas Fly KHY), que decolará como uma espécie de “companhia aérea nacional” para o norte de Chipre, uma área contestada e em disputa entre cipriotas e turcos, onde os últimos patrocinam ações que possa levar a uma futura separação do país. Em junho do ano passado, por exemplo, a Turquia classificou um aeroporto do norte do Chipre como doméstico.

Nesse contexto, é natural que o governo cipriota não esteja diretamente envolvido na criação da companhia aérea virtual, mas sim uma associação de operadoras de turismo e a companhia aérea turca Freebird Airlines, que também será a empresa que operará os voos da Fly KHY. Inicialmente, serão oferecidos dois voos diários entre Antalya e Ercan. Também estão previstos voos diretos para a Rússia a partir de maio de 2023.

Erhan Arıklı, Ministro dos Transportes da República Turca do Chipre do Norte, disse que todas as autorizações necessárias foram concedidas. O nome “Kıbrıs Hava Yolları” também é conhecido internacionalmente como Cyprus Airways e não existe qualquer ligação com a transportadora aérea com sede no sul da ilha, de mesmo nome.

De acordo com a lógica, o nome não é uma coincidência, pois no passado existia a “Kıbrıs Türk Hava Yolları”, uma subsidiária da Turkish Airlines, que realizava voos de e para Ercan. Esta foi dissolvida em 2010.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias