Inovando, aérea permite que passageiros paguem por espaço no compartimento de bagagem em voos

Foto: Clément Alloing

O mundo da aviação pode ganhar um novo produto (ou taxa), caso a inovação da Condor, uma companhia aérea turística alemã, se popularize. A empresa permite aos passageiros reservar espaço nos compartimentos de mão durante os voos. Este programa se apresenta como uma solução para um dos maiores pontos de estresse ao viajar: a luta por espaço de armazenamento nos aviões.

A Condor promove essa iniciativa como uma maneira de “embarcar seu voo sem estresse” e garante um espaço reservado para a bagagem de mão. A opção de reserva está disponível na classe econômica na maioria dos voos da companhia, abrangendo desde voos de curta distância até rotas intercontinentais.

Os passageiros podem reservar o espaço até 48 horas antes da partida, utilizando o recurso “Minha Reserva” ou durante o check-in online. Os preços começam em US$18 por voo e permitem que o passageiro escolha o compartimento de mão específico que gostaria de reservar.

No entanto, existem algumas restrições: cada passageiro pode apenas reservar um compartimento e a reserva não permite levar mais bagagem a bordo do que a franquia já estabelecida.

O cartão de embarque indica o compartimento reservado, e passageiros em classe executiva, classe econômica premium ou aqueles nas saídas de emergência já possuem bins designados, não podendo reservar espaços adicionais. O canal de aviação A Fly Guy’s Cabin Crew Lounge fez um vídeo (abaixo) mostrando como funciona.

A inovação levanta algumas questões logísticas: como a tripulação fará a fiscalização dos espaços reservados? Os compartimentos reservados serão fechados até a chegada do passageiro? Vale ressaltar que, embora um compartimento reservado não seja exclusivamente para o passageiro que pagou, ele garante que suas pertences possam ser colocadas ali junto com outras bagagens.

Essa abordagem parece ser uma estratégia inteligente para monetizar um aspecto que muitos passageiros valorizam, e é uma prática ainda não comum em muitas companhias aéreas.

A pressão para garantir um espaço no compartimento de mão é uma das principais causas de confusão durante o embarque. Oferecer um espaço de compartimento garantido pode proporcionar uma solução mais eficaz do que a venda de embarque prioritário, ao aliviar a ansiedade dos passageiros sobre o armazenamento de suas bagagens.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias