Início Variedades

Em Portugal, Lula e comitiva voam no primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Lula e o Primeiro-ministro português, António Costa – Imagem: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem oficial a Portugal, realizou um voo no primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) nesta manhã de segunda-feira (24). O voo ocorreu junto ao primeiro-ministro português, António Costa.

De acordo com dados da plataforma online de rastreio de voos, a nova aeronave, registrada sob a matrícula PT-ZDK (msn 39000011), decolou do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Matosinhos, região metropolitana de Porto, e voou por 46 minutos até o Complexo Militar de Alverca, próximo a Lisboa.

Após realizarem o voo, os chefes dos governos visitaram a Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), nos arredores da capital portuguesa.

O KC-390 será o primeiro avião militar brasileiro a operar em terras lusitanas, sendo também este o primeiro cliente membro da OTAN a voar o cargueiro fabricado pela Embraer. Ao todo foram encomendadas 5 aeronaves do modelo, que serão para transporte de tropas, cargas e evacuação aeromédica.

Portugal tem sido não apenas um cliente do KC-390, mas também um importante parceiro, com partes da aeronave sendo fabricadas no país através da OGMA. Além de Portugal, o Brasil, Holanda e República Checa tem o modelo encomendado.

Embora a aeronave já esteja em Portugal, ainda não houve uma entrega oficial à Força Aérea Portuguesa, o que deve ocorrer em breve. O novo vetor chegou à Base Aérea Nº 11, na cidade de Beja, em 16 de outubro e desde então voltou ao Brasil algumas vezes.

Trajetória do KC-390 durante voo nesta manhã – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile