Início Variedades

Em preparação ao período chuvoso, curso de pilotagem de drone é realizado pela Defesa Civil de Juiz de Fora (MG)

Imagem: Prefeitura de Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), município da Zona da Mata, no sul de Minas Gerais, informa que a Defesa Civil realizou um curso de pilotagem de drone na última quarta-feira, 6 de setembro.

O curso contou com parte teórica, simulação de voo e parte prática. O objetivo é preparar a equipe da Defesa Civil para utilizar a ferramenta em ações de resposta e recuperação no período chuvoso que se aproxima.

Segundo explica a prefeitura, algumas vistorias realizadas pela Defesa Civil são em locais de difícil acesso, por isso a importância da utilização do drone. Além disso, com o equipamento é possível realizar o mapeamento de áreas de risco mais extensas e com maior nível de detalhe. Ao todo, 14 servidores da Defesa Civil estão aptos para realizar a pilotagem de drone.

A partir dessa capacitação, as equipes são capazes de ampliar o levantamento de informações para avaliar áreas atingidas por desastres. O gerente do departamento de operações técnicas, Joviano Assis, explica a importância do uso da ferramenta:

“Com o uso de um drone nós conseguimos realizar as vistorias em locais de difícil acesso sem colocar o servidor em uma situação de risco. Outro intuito é avaliar áreas atingidas por desastres. No ano passado, por exemplo, utilizamos o drone durante uma inundação no bairro Santa Luzia e foi possível realizar um panorama geral para iniciar as ações de resposta com mais rapidez.”

Na última semana, a Defesa Civil de Juiz de Fora, em parceria com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, utilizou o equipamento em uma vistoria no Morro do Cristo. Foram avaliadas as áreas atingidas pela queimada que ocorreu no dia 24 de agosto.

As vistorias foram realizadas a fim de identificar possíveis riscos de focos de queimada, a presença de cicatriz de deslizamento e de blocos de rochas soltas ou de fratura em maciço rochoso. Por ser uma área íngreme e conter regiões de difícil acesso, a equipe da Defesa Civil utilizou um drone para mapear as áreas cometidas.

Imagem: Prefeitura de Juiz de Fora

Sair da versão mobile