Início Empresas Aéreas

Em reunião com a LATAM, Prefeitura de Santa Maria (RS) busca retomada de voos diretos a São Paulo

Aeroporto de Santa Maria – Imagem: Prefeitura de Santa Maria

Na última terça-feira (2), uma delegação representando a Prefeitura de Santa Maria (RS), liderada pelo vice-prefeito Rodrigo Décimo, participou de uma reunião em Brasília com executivos da companhia aérea LATAM. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de oferecer voos diretos de Santa Maria para São Paulo, visando a retomada dessa importante conexão aérea.

Em janeiro, o Município entregou ao Quinto Comando Aéreo (5º Comar) um estudo denominado PCN, que avalia a resistência do pavimento da pista do Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho. Se a documentação for aprovada, Santa Maria poderá receber aeronaves de diferentes portes, possibilitando a retomada dos voos para a capital paulista.

Esta reunião é crucial para viabilizar a retomada dos voos, desta vez em parceria com a LATAM. Estamos otimistas quanto à restauração desta conexão com São Paulo. Apresentamos números e dados significativos, e agora aguardamos o parecer técnico da companhia aérea para que Santa Maria possa novamente contar com essa opção de viagem“, avalia Décimo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, também participou do encontro. Segundo ela, a apresentação realizada por Santa Maria demonstrou que quando a rota era operada pela GOL Linhas Aéreas, a ocupação das aeronaves era de 90%, e 85% dos passageiros do aeroporto tinham São Paulo como destino final.

A LATAM recebeu nossa documentação e se comprometeu a realizar uma análise detalhada. Estamos cientes dos procedimentos a serem seguidos e estamos prontos para cooperar. Enquanto aguardamos uma resposta oficial da LATAM, continuaremos a realizar todas as articulações necessárias para tornar isso uma realidade“, destaca a secretária.

Além disso, a delegação de Santa Maria incluiu o assessor superior da Prefeitura, Ronie Gabbi; o gerente operacional do aeroporto, Aleques Martins; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rabelo; e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes.

Rabelo observa que a CDL e a Cacism participaram da reunião para representar mais de 10 entidades de Santa Maria:

Este setor, que é a espinha dorsal da economia da cidade, está unido ao poder público para restabelecer os voos diretos e atrair investimentos e turismo para toda a nossa região. Santa Maria possui uma forte presença militar, educacional e turística, e viemos destacar as vantagens da cidade.

O presidente da Cacism destaca o potencial não só de Santa Maria, mas também de toda a região, que se beneficiaria com a oferta de voos diretos. Representando a LATAM, estiveram presentes o coordenador de Assuntos Públicos, Eduardo Macedo, e o consultor sênior de Assuntos Públicos, Antônio Karp.

Leia mais:

Sair da versão mobile