Início Aviação Militar

Em segredo, jato russo ‘ex-KGB’ faz pouso em Belém do Pará na madrugada

Novamente, um trijato russo passou por Belém, desta vez “em segredo”, no meio da noite, quase escondido.

Foto de Papados

O avião em questão, um Tupolev Tu-154M, passou no Brasil pela última vez em 2020, e voltou agora, desta vez de maneira mais discreta, exceto pelo barulho dos seus três motores Soloviev D-30KU-154, similar ao que equipa o caça interceptador MiG-31, um dos mais rápidos do mundo.

O jato que passou em Belém foi fabricado na Rússia e serve ao FSB –Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti – ou serviço federal de segurança da Rússia. O FSB não é nada mais nada menos que o sucessor da antológica KGB.

A KGB era a agência de inteligência soviética, cumprindo ações similares ao que fazem os americanos FBI e CIA, ou os órgãos brasileiros ABIN e Polícia Federal. Com o fim da União Soviética, ela foi desmembrada e virou a FSB (equivalente ao FBI com atuação doméstica) e o SVR (similar à CIA com atuação internacional).

A rota que a aeronave fez agora é compatível com a da última visita: escala técnica no Brasil para seguir para a Venezuela e depois Cuba.

Novamente não foi possível apurar o que o jato soviético levava, mas a parada em Belém foi curta, de apenas 1 hora e 30 minutos. Dados do aplicativo FlightRadar24 mostram que o avião apareceu na Tunísia vindo para a América do Sul, e depois só reapareceu após decolar de Caracas, rumo à Cuba.

O vídeo abaixo, do spotter César Cardoso, mostra o avião pousando em Belém e o fantástico som de seus motores, que sem sombra de dúvidas acordou alguns paraenses na última madrugada.

É esperado que o jato passe por Belém novamente nos próximos dias, quem sabe numa visita diurna e utilizando toda a extensão da pista:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile