Início Aviação Militar

Em semana cheia, Esquadrilha da Fumaça forma mais dois pilotos para demonstrações aéreas

Capitão Pereira cumprimenta o Anjo da Guarda da Esquadrilha da Fumaça após seu voo solo

Em uma semana repleta de novidades, mais dois pilotos foram formados no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). O Capitão Aviador Filipe Pereira Santos passa a ser o mais novo piloto da posição número #2 e, o Capitão Aviador Vinícius Moreno assume como piloto número #7 da Esquadrilha da Fumaça.

Nesta mesma semana, conforme repercutido pelo AEROIN, o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves também fez seu primeiro voo solo como piloto número #3, durante um treinamento realizado em sede, na Academia da Força Aérea Brasileira.

Na manhã da última quarta-feira (15), o Capitão Pereira encerrou seu ciclo de treinamento para assumir de vez a posição de piloto número #2 do Esquadrão. Até então, ele estava realizando missões do Curso Operacional de Demonstração Aérea (PODA), no qual recebia instrução do Capitão Av André Mayer Fontoura, com quem revezará a posição nas próximas demonstrações.

Imagem: Esquadrilha da Fumaça

Para o novo ala direita da Esquadrilha da Fumaça, a formação é um sonho realizado. “Quando a gente é criança e vê os aviões voando, parece um sonho muito distante. E vendo hoje um avião do EDA com meu nome foi muito emocionante, ainda mais realizando este sonho na presença de meus familiares”, afirma o Capitão Pereira.

O piloto é natural de Lambari/MG e ingressou na Força Aérea em 2007 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2013 e tornando-se piloto de caça mais tarde.

O aviador foi surpreendido em junho passado, quando um vídeo-surpresa interrompia a reunião dos instrutores do 2º/5º GAv (Esquadrão Joker) para anunciar que ele estava se tornando um “Fumaceiro” a partir daquele momento.

Imagem: Esquadrilha da Fumaça

Com os olhos marejados, o Senhor Jaime Moisés dos Santos, pai do aviador, fala sobre a felicidade de ver o filho realizando um sonho.

Foi emocionante! Poder ver o sonho dele ser realizado é algo espetacular. Acho que todo menino tem vontade de entrar para Esquadrilha da Fumaça e ele sempre foi muito dedicado, e agora está colhendo os frutos. Espero que ele possa incentivar bastante gente a seguir a carreira militar. Somos de Lambari, cidade de Minas Gerais, e lá já tem pessoas seguindo os passos dele, e a gente fica feliz por ele ser um exemplo para os munícipes de Lambari”.

Capitão Moreno recebendo o do Major Natalício o cachecol após ter se formado

O Capitão Moreno já era piloto da Esquadrilha, porém, até então, voava na posição de número #6 e agora passa a ser o número #7 do Esquadrão. O aviador também completou o curso de piloto da nova posição juntamente com o novo companheiro de equipe.

As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em 2023 iniciarão neste fim de semana com três apresentações no Paraná. A estreia do Capitão Pereira será na cidade de Paranaguá, no sábado (18), já a do Capitão Neves deve ocorrer um dia antes, nesta sexta-feira (17).

Os pilotos formados tomando o banho de batismo

Neste fim de semana a Esquadrilha da Fumaça estreia a agenda 2023 com três demonstrações no Paraná. A agenda no Paraná, que dá início às apresentações públicas, é a seguinte:

Dia 17 de março – Telêmaco Borba (PR) – A apresentação do EDA acontece às 16h no Centro de Eventos da cidade, localizado na rodovia PR-160.

Dia 18 de março – Paranaguá (PR) – Os aviões do EDA farão suas manobras no aeroporto da cidade às 16h.

Dia 19 de março – Pinhais (PR) – A exibição dos acrobatas acontece às 15h no Parque das Águas.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Leia mais:

Sair da versão mobile