Em semana decisiva, ações da Latam despencam 18% e boatos de compra pela Azul disparam

Nessa semana, tudo pode acontecer para a Latam, inclusive nada. Trata-se da reta decisiva para que a empresa apresente seu plano de reorganização de maneira exclusiva. O prazo para isso é dia 26, mas o mercado não parece estar totalmente confortável com o que há de vir, embora os executivos da Latam tenham buscado passar confiança ao longo dos últimos dias.

Um exemplo disso foi a reação da ação da empresa na bolsa de Santiago, único lugar onde os papéis ainda estão sendo negociados, a qual mostrou uma queda de 18,5% nesta quarta-feira (24). Tudo porque um relatório do banco alemão Deutsche Bank dizia que os acionistas minoritários poderiam ficar sem nada no plano de reorganização da empresa.

Como resultado, isso fez com que investidores corressem para se desfazer dos papéis, comenta o periódico La Tercera.

Enquanto isso, rumores (e apenas rumores) estão cada vez mais frequentes nas redes e grupos de discussão, dizendo que a Azul segue em seu intento de articular com credores para fazer uma oferta pela Latam nessa semana. No entanto, a abertura para que a Azul consiga fazer tal movimento depende diretamente do fracasso da Latam em apresentar o plano de reorganização.

No começo do mês, David Neeleman, fundador da Azul, havia dito que estava pronto para fazer uma oferta por toda a Latam. O grupo de empresas latino, por sua vez, sempre rechaçou as falas de Neeleman e de outros executivos da Azul.

Essa semana é decisiva e quem viver, verá.

https://aeroin.net/proposta-da-azul-para-compra-foi-insuficiente-e-incompleta-afirma-ceo-da-latam/

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Santos Dumont: ‘Queremos o melhor para o Rio de Janeiro’,...

0
A declaração ocorreu na reunião de abertura do grupo de trabalho criado para discutir o edital de licitação do Aeroporto Santos Dumont.