Em sua aeronave Vertiia, AMSL Aero usará sistema de refrigeração de motor de carros de Fórmula 1

Imagem: Divulgação – AMSL Aero

AMSL Aero, a empresa projetista e fabricante de aeronaves de emissão zero, informa que apresentará no Avalon Air Show a parceria que fez com a Conflux Technology, fornecedora de resfriamento de motores de carros de Fórmula 1, para inovar em voos de longa distância e zero emissões, cobrindo até 1.000 quilômetros a velocidades de carros de Fórmula 1.

A fabricante aeronáutica australiana informou que usará a inovação avançada de transferência de calor da Conflux Technology para resfriar as células de combustível de hidrogênio que alimentam sua aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), a Vertiia, que navegará a velocidades de 300 km/h.

A Vertiia fez história na aviação australiana no final de 2024 ao realizar seus primeiros voos livres, e fará seus primeiros voos com energia hidrogênio-elétrica ainda este ano, usando a tecnologia de resfriamento da Conflux Technology. Isso marcará um grande passo em direção ao objetivo da AMSL Aero de fabricar o primeiro VTOL de longa distância movido a hidrogênio para transporte de passageiros do mundo.

O presidente da AMSL Aero, Chris Smallhorn, disse:

“Na Vertiia, estamos construindo uma aeronave hidrogênio-elétrica que voa distâncias recordes a velocidades de Fórmula 1, tornando a Conflux Technology, com sua história de inovação em automobilismo e aviação, o parceiro perfeito para nós.

A AMSL Aero está comprometida com Victoria para o desenvolvimento futuro da Vertiia e a Conflux é um dos campeões industriais de Victoria, tornando o Avalon Air Show o local ideal para anunciarmos esta parceria.”

A primeira fase do projeto foi concluída, focando no desenvolvimento de três conceitos inovadores de trocadores de calor visando minimizar peso e volume enquanto gerencia efetivamente as cargas de calor contínuas durante o voo.

Após o sucesso desta fase, o projeto avança para a segunda fase, onde a equipe otimizará e fabricará uma montagem completa de prova de conceito para integrar no sistema de célula de combustível de hidrogênio da Vertiia.

Michael Fuller, CEO e Fundador da Conflux Technology, disse:

“As células de combustível de hidrogênio estão moldando o futuro da aviação sustentável, e a gestão térmica é crítica para o seu desempenho. Ao integrar nossa tecnologia avançada de troca de calor com as células de combustível da Vertiia, estamos otimizando a eficiência e impulsionando a próxima geração de soluções de aviação limpa.”

Simon Coburn, Engenheiro de Sistemas de Hidrogênio na AMSL Aero, disse:

“Esta colaboração é um grande passo para garantir que as células de combustível de hidrogênio da Vertiia desempenhem ao máximo, permitindo-nos desbloquear todo o potencial da aeronave e expandir os limites da aviação de zero emissões.”

A solução de resfriamento da Conflux Technology será otimizada para fornecer resfriamento para cargas de calor transientes altas experimentadas durante as operações de decolagem, pouso e voo pairado da Vertiia.

Peso, desempenho e tamanho de embalagem são restrições-chave para sistemas de propulsão a hidrogênio aeronáuticos, e a liberdade geométrica concedida pela fabricação aditiva significa que os trocadores de calor para esses sistemas podem ser leves e conformes ao espaço disponível. Os designs patenteados e de paredes finas únicos da Conflux Technology oferecem desempenho térmico e baixo arrasto.

Informações da AMSL Aero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Para beneficiar o futuro do espaço aéreo, antenas ultraleves para aeronaves...

0
Além de reduzir o arrasto ao se conformar à forma da aeronave, as antenas de aerogel economizam peso e espaço e possibilitam ajustar