Em sua base provisória, Antonov tem peças de reposição suficientes até o final do ano

Antonov An-124
Antonov An-124 da Antonov Airlines

Desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, a Antonov Airlines mudou sua base comercial e operacional para o Aeroporto de Leipzig-Halle, na Alemanha. Isso porque o Aeroporto Gostomel (ou Hostomel), a noroeste de Kiev e base principal da empresa, foi um dos alvos estratégicos mais importantes do exército russo. 

Após invadir a Ucrânia a partir da Bielorrússia em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia tinha como missão tomar o aeroporto a noroeste de Kiev, transportar milhares de soldados e toneladas de material e estabelecer uma fortificação. No entanto, os invasores russos encontraram forte resistência e se retiraram em 27 de março.

Os combates ferozes não apenas custaram muitas vidas humanas, mas também uma vítima econômica. A base central da Antonov Airlines foi demolida na Batalha de Gostomel, levando embora a infraestrutura aeroportuária, hangares e prédios administrativos, assim como aeronaves estacionadas. O fatídico embate marcou também o fim do icônico Antonov AN-225 Mriya, maior avião comercial do mundo.

Instalações em Gostomel após ataque russo – Dmytro Antonov

Diante dos conflitos e com sua principal base destruída, a direção da Antonov Airlines decidiu realocar temporariamente as operações para a Alemanha. Desde então, cinco An-124 Ruslan atendem às demandas a partir do aeroporto alemão. “Realizamos transportes comerciais, bem como ordens do governo e missões humanitárias“, disse uma porta-voz da companhia aérea de carga.

Para tornar as operações possíveis fora de casa, a Antonov Airlines teve que montar um centro de manutenção na Alemanha. “Após o início da invasão militar da Rússia, a principal tarefa era transportar com segurança todas as peças sobressalentes e equipamentos necessários de Kiev para Leipzig. De acordo com o aeroTelegraph, a porta-voz da empresa cargueira confirmou queO centro está atualmente equipado com peças e motores até o final de 2023.

O aeroporto de Leipzig já é bastante conhecido por ser um grande centro de operações aéreas cargueiras. Isso inclui o hub secundário para a Antonov Airlines, que está ativo 2006, quando a OTAN concedeu um contrato de transporte de cargas pesadas à companhia aérea de carga ucraniana. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias