
Um avião executivo sofreu uma excursão de pista em um aeroporto na Colômbia nesse domingo, 16 de outubro, e embora todos a bordo tenham saído sem ferimentos graves, infelizmente houve a morte de uma criança atingida pela aeronave.
Vídeos mostram os minutos logo após o acidente, em que pessoas tentam ajudar no atendimento e na evacuação do jato executivo, enquanto bastante combustível é visto vazando, levantando preocupações quanto a risco de incêndio:
Así rescataron a tripulación y pasajeros ilesos, al igual que a transeúntes heridos tras salirse avión de la pista del aeropuerto Simón Bolívar de Santa Marta: pic.twitter.com/ws0ejOHK7v
— Álvaro Cotes Periodista (@cotesperiodista) October 16, 2022
Avioneta se salió de la pista del aeropuerto de Santa Marta y embistió a turista que estaba en la playa. Hay cinco heridos por este accidente. pic.twitter.com/QuR1rAFOCj
— Roger Urieles (@Rogeruv) October 16, 2022
A aeronave vista na gravação acima é o Cirrus SF50 Vision Jet registrado sob a matrícula HK5342, operado pela empresa Panamerican Training Center, que sofreu a excursão de pista durante a corrida de decolagem no aeroporto de Santa Marta, segundo reportou a Direção Técnica de Investigação de Acidentes da autoridade de aviação civil da Colômbia, a Aerocivil.
#ATENCIÓN | Un avión tipo SF50 Cirrus de matrícula HK5342 de la empresa Panamerican Training Center – PTC se salió de la pista del aeropuerto de Santa Marta durante la carrera de despegue.
— Dirección Técnica de Investigación de Accidentes (@DIACC_COL) October 16, 2022
Conforme reporta o swissinfo.ch, a comandante da Polícia Metropolitana de Santa Marta, coronel Adriana Paz, disse que o acidente ocorreu às 11h da manhã (16h GMT), quando o avião saiu da pista e colidiu com uma árvore.
“Tenho de relatar a morte de um menino de dois anos que não estava no avião, mas era um transeunte no local onde o avião colidiu”, explicou a oficial, acrescentando que houve cinco pessoas feridas, que estavam no avião e foram levadas para centros médicos.
#Thread Aftermath footage pic.twitter.com/U6w5FDiA5z
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) October 16, 2022