Em um mesmo incidente, B737 tem perda de altitude mínima e emergência de combustível

Ryanair
Boeing 737-800 da Ryanair – Imagem apenas ilustrativa – Fonte: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um incidente envolvendo perda de altitude mínima de segurança em relação ao solo seguida de declaração de emergência por baixo nível de combustível foi registrado há pouco mais de uma semana, quando um Boeing 737 chegava para pouso na Espanha.

Segundo as informações preliminares da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes da Aviação Civil (CIAIAC) da Espanha, acessadas pelo AEROIN na data de hoje, 17 de março, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula EI-EVR, operado pela companhia Ryanair, quando chegava ao Aeroporto de Málaga no dia 6 de março às 09:57 (08:57 UTC).

Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online indicam que naquele dia e horário o EI-EVR executava o voo FR-1928, que partiu do aeroporto Charleroi, no Sul de Bruxelas, Bélgica.

Imagem: RadarBox

Conforme descreve a CIAIAC, o Boeing 737 perdeu a separação obrigatória com o solo quando fazia uma segunda aproximação para pousar na pista 12 do aeroporto de Málaga.

Anteriormente, ao fazer a primeira aproximação para o pouso na mesmo pista 12, os pilotos da aeronave foram instruídos pelo controlador de tráfego aéreo a arremeterem, considerando que a separação com a aeronave anterior poderia ser insuficiente.

A arremetida foi realizada sem contratempos, e foi na segunda aproximação à pista 12 que a aeronave perdeu separação mínima de segurança em relação ao solo. Recuperada a altitude segura, o comandante solicitou prioridade de pouso devido à falta de combustível a bordo e o pouso ocorreu sem nenhum outro incidente.

O registro da plataforma RadarBox permite notar a diferentes de altitude entre a primeira e a segunda aproximações do 737-800 naquele dia. Note nas duas imagens a seguir que na primeira vez o jato estava por volta dos 5 mil pés, enquanto na segunda, estava a menos de 4 mil pés.

Imagem: RadarBox
Imagem: RadarBox

A CIAIAC informa que havia 167 passageiros e 6 tripulantes a bordo e que estas informações são preliminares, contendo fatos estabelecidos até o momento da publicação e sujeitas a alterações ou correções que possam ocorrer durante a investigação.

Com informações da CIAIAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias