A companhia aérea falida da Eslovênia, Adria Airways, não está mais morta. Com a conclusão de um leilão de ativos, que ocorreu na data de ontem, 23 de janeiro, a empresa agora passa a pertencer ao empresário montenegrino Izet Rastoder, apelidado pela mídia eslovena como o “Rei das Bananas”.
Ele é dono de uma das maiores empresas de importação e exportação de bananas da Europa, a Derby Bananas.
O leilão
O leilão ocorreu ontem em Liubliana, capital da Eslovênia e o lance vencedor foi de apenas 45.000 Euros (~US$ 49 mil). A vitória no leilão garante ao “rei das bananas” o certificado de operador aéreo da Adria Airways e o direito de voar para qualquer lugar dentro da União Europeia.
A mídia local Siol relata que três empresas pagaram o depósito de segurança para participar do leilão. Um dos licitantes era um ex-piloto da Adria Airways. O processo foi declarado um sucesso pelo leiloeiro, embora o preço final alcançado fosse o mesmo que o preço inicial. Isso significa que dois dos três licitantes não apresentaram nenhuma proposta, apesar de terem pago para participar.
Mas nem tudo acabou ainda. O rei das bananas agora tem três dias para assinar o contrato e mais um mês para pagar os 45.000 euros. Ele também precisa adquirir aeronaves operacionais antes que a Eslovênia revogue a suspensão do COA.
Por que ele quis a Adria?
No ano passado, poucos dias após a empresa declarar falência, Izet Rastoder criou a Air Adriatic, mas ainda precisava dos direitos de operação para transformá-la em realidade. Por isso, o espaço deixado pela Adria tornou-se interessante para o empresário. Não está claro, no entanto, se vai adquirir os direitos de uso da marca Adria ou se vai voar sob o nome de sua aerolinha.
Segundo o Siol, há rumores de que ele esteja considerando o lançamento de uma companhia aérea de baixo custo com base operacional em Liubliana.