Início Aviação Militar

Em uma semana, EUA fez mais de 20 voos levando baterias antiaéreas para Israel

THAAD sendo descarregado de um C-17 | US Army Photo by Sgt. 1st Class Jason Epperson

Duas dezenas de voos de aviões cargueiros Boeing C-17 Globemaster III dos EUA foram vistos em Israel, levando uma avançada arma. O THAAD, ou Sistema de Defesa de Área de Alta Altitude, é um sistema antiaéreo e antimísseis desenvolvido pela Lockheed Martin, e é o principal sistema baseado em terra para defesa dos EUA contra mísseis balísticos.

Com velocidade de 8 vezes a do som, em torno de 10.000 km/h, o THAAD utiliza-se apenas da força cinética de impacto para destruir o alvo. Cada bateria deste sistema consiste em seis veículos lançadores (com oito mísseis cada), dois centros de controle e um radar de solo, totalizando 9 carretas.

O Boeing C-17 consegue transportar uma dessas carretas por vez, e desde o dia 14 foram 20 voos que saíram dos EUA para a Base Aérea de Nevatim, em Israel. Este aeroporto militar no sul de Israel, perto da Cisjordânia, é o principal ponto de entrega de equipamentos de defesa importados pelo governo israelita.

Além da bateria completa, a Força Aérea Americana levou pessoal e equipamento de manutenção para dar apoio à implementação deste sistema, prevendo um novo ataque de drones do Irã, já que Israel em breve retaliará o último ataque feito por Teerã.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile