Em ‘vaquinha’, povo lituano doa €5 milhões para comprar drone para a Ucrânia

Bayraktar TB2 – Imagem: Baykar

Em apenas 3 dias e meio de uma “vaquinha”, o povo lituano arrecadou cinco milhões de euros para comprar um Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS) turco Bayraktar TB2 para doá-lo às forças de defesa ucranianas.

Esse dinheiro será administrado pelo Ministério da Defesa da Lituânia, que atuará como comprador perante o governo turco e a empresa Baykar, fabricante do Bayraktar TB2.

A campanha foi iniciada pela Laisves TV, uma estação de televisão local, e rapidamente se juntou ao Ministro da Defesa da Lituânia e outros funcionários do governo, conforme reporta o site Aviacionline, parceiro do AEROIN.

A Ucrânia comprou, pelo menos até o início do conflito, mais de trinta sistemas aéreos não tripulados turcos Bayraktar TB2, que vêm tendo um relevante desempenho contra as forças russas desde o início do conflito, incluindo as primeiras vitórias aeronavais desse tipo de plataforma no mundo.

Tendo em conta os bons resultados desta campanha de financiamento coletivo muito peculiar, é provável que surjam várias réplicas num futuro próximo, para continuar a comprar armas para a Ucrânia.

Algo semelhante a esse modelo de assistência já havia sido proposto pela Força Aérea Ucraniana em sua iniciativa #Buymeafighterjet (Compre-me um caça), a fim de buscar a ajuda de milionários do mundo na compra de aeronaves de combate, disponíveis no mercado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.