Em vídeo, mulher consegue embarcar em dois aviões sem ter um bilhete

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Em meados de novembro do ano passado, falamos sobre a jovem Yaazmina Payton, de 23 anos, que foi presa depois de conseguir driblar toda a segurança do aeroporto de Chicago O’Hare, um dos mais movimentados do mundo, e embarcar, sem passagem, em uma aeronave. A jovem relatou à polícia que queria assistir a um show do rapper Jay-Z em outra cidade, mas que não tinha dinheiro para o bilhete. Agora, um desdobramento: câmeras de segurança mostram que ela tentou o mesmo golpe dois dias seguidos e conseguiu.

O vídeo obtido pela rede NBC 5 (abaixo) mostra o quão determinada ela realmente estava naqueles dias. Além disso, levantou questões sobre a segurança dos aeroportos, já que ela consegue escapar com grande facilidade, sem ser notada.

No primeiro vídeo, gravado em 7 de novembro, a mulher é vista observando o agente da TSA e, à sua primeira distração, ela se abaixa e passa por baixo das cordas e segue até o portão de embarque. Mas o golpe falha e ela é descoberta quando já está na ponte de embarque. Ela alegou que perdeu sua passagem e o agente da American Airlines apenas a instruiu a resolver o problema no balcão, mas não notifica a polícia.

No dia seguinte, 8 de novembro, lá está ela novamente. Ela repete a manobra de passar por baixo das cordas e despistar o agente de segurança. No portão de embarque, porém, ela passa novamente e chega a embarcar na aeronave, como reportou o Chicago Tribune à época.

Dessa vez, ela foi descoberta e a polícia foi chamada. Payton foi conduzida à delegacia e pagou fiança, enquanto é processada por invasão.

No aeroporto e na TSA, enquanto isso, as conversas estão orientadas a reforçar a cultura de segurança, pois incidentes como esse têm aumentado nos últimos anos. Existe a preocupação de que pessoas mal-intencionadas estejam vendo tudo isso e tentem interferir na segurança da aviação, de alguma forma.

A polícia, no entanto, entende que seria mais difícil para alguém entrar armado, uma vez que, após o checkpoint de segurança da TSA, todos os passageiros são obrigados a passar pelo Raio-X e, como são filas, é mais difícil a evasão.

Assista ao vídeo da mulher passando tranquilamente pelo posto da TSA num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Caso o vídeo não abra abaixo, clique aqui para acessá-lo no site da NBC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias