Em vídeo, Saab mostra o 1º disparo de um avançado míssil pelo Gripen E, o novo caça do Brasil

O momento do lançamento do míssil, em cena do vídeo apresentado abaixo

A Saab, fabricante sueca do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nesta terça-feira, 30 de agosto, um vídeo mostrando o recente primeiro teste de disparo com um avançado míssil no Gripen E, com um resultado bem-sucedido de ponta a ponta no alvo. O dispositivo usado foi o Meteor, um Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual (BVRAAM – Beyond Visual Range Air-to-Air Missile).

Conforme o vídeo a seguir, o míssil Meteor foi lançado do Gripen E a uma altitude de aproximadamente 16.500 pés (5.000 metros) acima da faixa de teste de Vidsel, uma localidade no norte da Suécia.

Segundo a Saab, o Meteor da MBDA é um BVRAAM inigualável que pode operar nos ambientes mais contestados. Ele pode engajar com sucesso uma ampla variedade de alvos, desde aviões de combate até pequenos veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro em alcances incomparáveis.

Mikael Olsson, chefe de Teste e Verificação de Voo da Saab, afirmou: “É muito bom concluirmos agora o primeiro teste de disparo com o Meteor do Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”.

Jim Price, vice-presidente da MBDA na Europa, completou: “Este sucesso é uma grande demonstração da parceria entre a MBDA e a Saab, que, após muitos anos de cooperação ativa, continua se fortalecendo. Este teste também mostra de forma excelente nossa habilidade conjunta de integrar rapidamente capacidades de armamentos no novo Gripen E”.

O foco do programa de ensaios em voo do Gripen E está no desenvolvimento e teste contínuos, principalmente dos sistemas táticos e na integração de uma variedade de armamentos, como, por exemplo, o Meteor.

O programa Meteor é uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas da Europa, na qual Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia se uniram para criar este míssil revolucionário de combate aéreo. A Saab é parceira do programa Meteor em conjunto com o principal contratante MBDA UK.

Informações da Saab

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Primeiro Airbus A321 P2F dos Estados Unidos está pronto para a...

0
A Global Crossing Airlines (GlobalX), empresa americana nascida durante a pandemia e que tem grandes ambições, recebeu na terça-feira (24)