
Durante um voo da United Airlines, o Secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, experimentou uma transformação inesperada ao assumir o papel de comissário de bordo. O episódio ocorreu no sábado (14), quando o voo que levava Buttigieg de Chicago a Traverse City, enfrentou um atraso considerável na pista.
De bom humor, Buttigieg caminhou pelo corredor do avião distribuindo lanches de uma cesta de vime, colocando sorrisos no rosto dos passageiros, e destacando seu lado “gente como a gente”.
Completamente à vontade, vestindo tênis e um suéter azul-claro, Buttigieg compartilhou esse momento com os outros passageiros, enquanto a cena era registrada por um dos viajantes que compartilhou as imagens no Instagram.
Buttigieg handing out snacks on a delayed United flight to Traverse City with weeks left on the job. pic.twitter.com/k6r6G1dJJN
— Adam Wren (@adamwren) December 14, 2024
O voo UA-440, operado pela GoJet como um serviço United Express, estava a bordo de um CRJ-550 quando sofreu um atraso de uma hora e 24 minutos. No entanto, os pilotos conseguiram recuperar parte do tempo perdido, pousando em Traverse City com apenas uma hora de atraso.
Durante seu mandato, Buttigieg dedicou-se aos direitos dos passageiros, implementando medidas que garantem melhores serviços em caso de atrasos e cancelamentos de voos. Sob sua liderança, a DOT conseguiu implementar um regulamento que exige que as companhias aéreas forneçam reembolso integral em dinheiro para passageiros que enfrentam atrasos significativos e decidem não mais viajar.
No entanto, outros regulamentos, como a transparência sobre taxas adicionais, ficaram atolados em disputas legais, especialmente com a forte resistência das companhias aéreas.
Recentemente, a DOT apresentou propostas para introduzir regras de compensação ao estilo europeu nos Estados Unidos, que obrigariam as companhias aéreas a compensarem os passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos significativos.