Início Empresas Aéreas

Em voos da TAP, chefs portugueses vão valorizar a portugalidade com novo menu a cada 2 meses

A TAP Air Portugal convidou The Art of Tasting Portugal (TAOTP) para dar vida a um novo projeto, cujo objetivo passa pela valorização da Portugalidade através da gastronomia, bem como das regiões portuguesas, por meio da promoção dos seus produtos emblemáticos.

Deste convite nasceu um projeto inédito, denominado Local Stars, que visa à promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da experiência gastronômica proporcionada nos menus de bordo servidos na classe Executiva da companhia aérea portuguesa.

Estes reconhecidos chefs portugueses, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. O projeto Local Star, inicia-se dando visibilidade a Lisboa em março e abril, com a garoupa como produto-estrela, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa.

Imagem: Divulgação

Nos dois meses seguintes, em maio e junho, cabe ao chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menu.

Julho e agosto será o polvo o produto estrela em um menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha e Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.

Os menus do projeto englobam entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o chef, o menu com o respectivo produto em destaque e a região são alterados, de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.

A produção dos menus autorais está a cargo da CateringPor, que irá confeccionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projeto tem, também, como objetivo a integração de matérias-primas locais e preferência na escolha de fornecedores das respectivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção da economia local em que o TAOTP assenta.

Além das refeições a bordo, serão exibidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nas telas de aviões em viagens de médio e longo percurso, em todas as classes (executiva e econômica). Estes vídeos exibirão a chegada ao território com imagens características da região, a escolha do produto da estação, o destaque ao seu produtor e a receita de um chef, trabalhando este mesmo produto na confecção do menu que será servido a bordo.

“A TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e os nossos aviões são um dos mais poderosos veículos de promoção da portugalidade. O projeto Local Stars permitirá à TAP trabalhar com alguns dos mais reputados chefs portugueses no desenvolvimento dos menus de classe Executiva, elevando a novos patamares a gastronomia que servimos a bordo dos nossos aviões”, afirma Silvia Mosquera, CCRO da TAP.

“Promover Portugal enquanto destino gastronômico, com a sua diferenciação e qualidade, é um objetivo que a plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal. Esta parceria, de que tanto nos orgulhamos, fortalece esta estratégia de dinamização do território nacional e da comunidade que o valoriza”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal.

Adriana Fournier, também fundadora do TAOTP, complementa: “Nestes dois anos em que o projeto Local Stars “voa” com a TAP, vamos ter ações paralelas no território que permitem uma continuidade desta experiência “em terra”. Temos como objetivo não só divulgar o país e as várias regiões, como promover o território e acrescentar valor através de experiências gastronômicas e ativações com produtos e chefs locais, dinamizando o turismo e a economia local. Deixamos aqui o convite para que conheçam e vivam os sabores do nosso país”.

Sair da versão mobile