Início Empresas Aéreas

Embora tenha enfrentado desafios financeiros, a LIAT prepara nova decolagem com jatos Embraer

Embora tenha enfrentado grandes desafios financeiros, culminando na suspensão das operações em julho de 2020 devido aos efeitos da pandemia, a linha aérea caribenha LIAT está preparada para uma nova decolagem. Esta notícia veio na sequência de uma proposta para reiniciar a companhia aérea com a ajuda da nigeriana Air Peace.

Segundo o Aviacionline, o primeiro-ministro de Antigua e Barbuda, Gastón Browne, já havia anunciado que a empresa seria liquidada, após relatar grandes prejuízos em 2019. No entanto, os planos mudaram e agora o governo tenta relançar a LIAT como uma empresa conjunta entre os governos de Antigua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada e São Vicente e Granadinas. A Air Peace, da Nigéria, também se juntou como um dos acionistas.

Este renascimento da LIAT começou com a apresentação de duas aeronaves Embraer ERJ-145 no Aeropuerto Internacional VC Bird de Antigua, provenientes de Air Peace Hopper. Além disso, Air Peace Caribbean comprou um ERJ-145 e um Boeing 737-500, e o governo de Antigua e Barbuda comprou três ATR 42-600 da antiga LIAT 1974 por um valor de 12,1 milhões de dólares.

Esta nova frota de aeronaves acelerará o processo para obtenção do Certificado de Operador Aéreo (AOC) pela Autoridade de Aviação Civil do Caribe Oriental (ECCAA). À luz dessa evolução, a LIAT 2020 deve começar a operar voos comerciais assim que receber a certificação da ECCAA, com uma data de início no segundo trimestre de 2024.

O primeiro-ministro Browne também encorajou os ex-empregados da LIAT 1974 a negociar diretamente com o governo em vez de fazê-lo através do sindicato.

Para além das operações regionais, a LIAT planeja se expandir para os Estados Unidos, com o Boeing 737-500 programado para operar em Miami. O governo de Antigua e Barbuda também está em negociações para atualizar um Acordo de Serviços Aéreos para permitir operações em Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e o território continental dos Estados Unidos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile