Início Acidentes e Incidentes

Embraer 145 volta à origem por odor a bordo, e na 2ª saída retorna em nova emergência

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer ERJ-145 Piedmont American Eagle
Embraer ERJ-145 da Piedmont – Imagem: PlanespotterA320 / CC BY-SA

Um jato ERJ-145, modelo regional de bastante sucesso fabricado pela brasileira Embraer, levou sua tripulação a um dia atípico com duas ocorrências em duas decolagens subsequentes no final da última semana, dias 14 e 15 de agosto.

A aeronave envolvida foi o Embraer ERJ-145 da companhia aérea Piedmont, registrado sob a matrícula N634AE, operando em nome da American Eagle (divisão regional da American Airlines), segundo informações divulgadas pelo portal The Aviation Herald.

O jato estava começando o voo de número AA-4764 na tarde do dia 14, de Charlotte para Lexington, ambas cidades dos Estados Unidos, quando, ainda no início da subida, a tripulação declarou emergência por suspeita de fumaça a bordo, explicando que havia um odor a bordo que não era normal.

A tripulação parou a subida a cerca de 9000 pés e retornou a Charlotte para um pouso seguro na pista 18C cerca de 15 minutos após a partida.

O ERJ-145 retornando após a emergência – Imagem: FlightRadar24

Outro Embraer ERJ-145 de substituição, registrado sob a matrícula N645AE, assumiu a operação e chegou a Lexington com um atraso de cerca de 3 horas, enquanto a aeronave da ocorrência permaneceu em solo para verificação.

Após pouco mais de 17 horas, já na manhã do sábado, dia 15, o N634AE partiu para um voo de posicionamento até Salisbury, mas precisou declarar emergência mais uma vez. O novo retorno a Charlotte pousou com segurança cerca de 7 minutos após a partida. Neste segundo caso, não há confirmação se a causa foi a mesma do primeiro.

O ERJ-145 retornando após outra emergência – Imagem: FlightRadar24

Dessa vez, o jato permaneceu por dois dias em solo, decolando para Salisbury na manhã da segunda-feira, 17 de agosto, finalmente completando seu voo sem novas intercorrências.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile