Início Variedades

Embraer, Airbus, Boeing, Bombardier? Comissários revelam seus aviões favoritos

Os comissários de bordo geralmente desenvolvem um conhecimento mais abrangente e detalhado dos modelos de aeronave do que o passageiro médio, devido ao treinamento e à quantidade de tempo que passam voando.

Aproveitando essa experiência diferenciada, o Business Insider conversou com alguns comissários sobre qual é o seu avião favorito e por quê. Eles trabalham para várias companhias aéreas, como American Airlines, Delta Air LinesUnited Airlines, entre outras. (Vários deles pediram anonimato devido ao medo de represálias do empregador.)

Aqui está o que eles disseram.

Mais interação no A321

Avião Airbus A321 Spirit Airlines
Airbus A321 da Spirit Airlines – Imagem: Adam Moreira [CC]

Uma aeromoça da Spirit Airlines afirmou que, dentre os modelos A319, A320, A320neo e A321 da frota da companhia, prefere o maior deles. Isso porque considera que há mais interação com o maior número de pessoas a bordo.

“Adoro o meu Airbus A321 porque é o maior, você tem mais espaço. Você tem mais passageiros para lidar, e geralmente com mais passageiros, mais rápido o voo passa. E você também tem mais membros da tripulação, para ter mais pessoas com quem conversar, mais interações e isso torna o voo mais divertido para mim”.

Menos trabalho e mais comodidade no 19

Airbus A319 da Delta Air Lines – Imagem: Daniel Betts [CC]

Já uma comissária de bordo da Delta Air Lines tem uma opinião exatamente contrária à da Spirit.

Ela disse que seu avião favorito é o Airbus A319 porque é pequeno – o que significa que há menos passageiros para servir – e porque o modelo foi reformado pela Delta nos últimos anos, ganhando comodidades como TVs e tomadas.

Mais espaço no Dreamliner

Boeing 787 da United Airlines

Uma comissária da United Airlines dá preferência pelo espaço fornecido por aeronaves maiores. Sua escolha foi pelo Boeing 787 Dreamliner.

“É um avião bonito e é muito bom de trabalhar, porque há dois corredores, as galleys são grandes o suficiente e você tem tudo o que precisa”, disse ela.

Agilidade de movimentação no A320

Airbus A320 da Delta Air Lines

Um comissário de bordo da Delta Air Lines escolheu sua aeronave com base na facilidade de movimentação e na beleza.

Ele prefere o Airbus A320, porque é bonito, tem uma boa quantidade de espaço interior, tem uma tecnologia mais nova e é fácil para os passageiros embarcarem e saírem.

Embraer, sucesso nas regionais

Embraer 175 da Envoy – Imagem: Divulgação Embraer

Uma aeromoça da companhia aérea regional Envoy Air (antes chamada American Eagle), que realiza operações para a American Airlines, afirmou que o Embraer 175 é o seu avião favorito entre os regionais que ela trabalhou.

“É simplesmente novo e limpo e você tem mais espaço para trabalhar, mais espaço para preparar as coisas”.

Mas, na experiência como passageira…

Airbus A330 da American Airlines – Imagem: Russell Lee [CC]

A comissária de bordo da Envoy Air ainda disse que o Airbus 330 é o seu avião favorito em que ela voou como passageira.

“Adorei o tamanho e o espaço que as comissárias de bordo tinham para fazer tudo o que precisavam”, disse ela.

O pequeno CRJ700 é mais humanizado

CRJ700 da Mesa Airlines – Imagem: Daniel Betts [CC]

Uma comissária de outra regional, a Mesa Airlines que voa para a United, diz que sua preferência é por aeronaves menores, que permitem um contato mais humanizado com os passageiros, resultando em melhores experiências. Ela escolheu o Bombardier CRJ700.

“É um grupo menor de pessoas, com apenas 70 passageiros, então é muito mais fácil conhecer pessoas”, disse Sally Ann MacLagan, “e é aí que tenho as experiências mais significativas porque sou capaz de passar mais tempo com as pessoas individualmente.”

Conforto para a soneca no 777

Boeing 777-300 da American Airlines

Uma tripulante da American Airlines afirmou que gosta do gigante Boeing 777-300 por seu tamanho e beleza, além do conforto para as longas jornadas.

“É a nossa aeronave de grande porte e é grande e bonita”, disse ela. “As acomodações de descanso da tripulação também são muito confortáveis”.

Sair da versão mobile