Embraer anuncia encomendas de mais 500 aeronaves da Eve

Imagem: Embraer

Como vimos hoje, 21 de dezembro, a EVE da Embraer, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de Mobilidade Aérea Urbana, anunciou um acordo definitivo de fusão com a Zanite Acquisition Corp., dos Estados Unidos, em que, após a conclusão da transação, a Zanite mudará seu nome para Eve Holding, Inc. e será listada na Bolsa de Valores de Nova York.

A Embraer permanecerá como acionista majoritária com uma participação acionária de aproximadamente 80% na Eve Holding após o fechamento da fusão de negócios.

Além do acordo de fusão com a Zanite, a EVE ainda anunciou novos grandes acordos comerciais, com a expansão de pedidos e parcerias:

– Com a SkyWest, parceria para desenvolver rede de operadores regionais com pedido de 100 aeronaves eVTOL;

– Com a Azorra, parceria com pedido de 200 eVTOLs;

– Com a Republic Airways, parceria para desenvolver operadora regional do futuro com um pedido de até 200 eVTOL;

– Com a BAE Systems e Embraer, explorar potenciais variantes de defesa para o eVTOL da Eve.

SkyWest

A Eve Air Mobility e a SkyWest, Inc., anunciaram hoje um Memorando de Entendimento e uma Carta de Intenções não vinculada para a compra pela SkyWest de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL).

A parceria tem como foco o desenvolvimento e implantação de uma malha aérea nos mercados central e do oeste dos Estados Unidos.

A SkyWest e a Eve também se comprometeram a desenvolver um portfólio de serviços para otimizar o desempenho do eVTOL nas principais e primeiras cidades que
adotarem as operações de Mobilidade Aérea Urbana. Para apoiar esse esforço, SkyWest e Eve planejam ter uma equipe dedicada no design do veículo, nas especificações do vertiporto e no roteiro de certificação para as operações do eVTOL.

A SkyWest é parceira da Embraer desde 1986, numa união entre a maior operadora aérea regional do mundo e a líder mundial na fabricação de aeronaves regionais. A SkyWest, que opera aviões comerciais da Embraer para grandes empresas aéreas nos Estados Unidos, escolheu a Eve como parceira da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) devido ao longo histórico da empresa em certificação de aeronaves confiáveis por mais de 50 anos.

Além da carta de intenções para 100 aeronaves, as duas empresas concordaram em formar um grupo de trabalho para avaliar, em conjunto, a utilização das soluções de gerenciamento de tráfego aéreo e operação de frota de última geração da Eve, enquanto a indústria de Mobilidade Aérea Urbana se prepara para crescer na próxima década.

Azorra

A Eve e a Azorra, parceira de longa data e empresa de leasing de aeronaves da Embraer, assinaram uma Carta de Intenções para encomendar até 200 aeronaves eVTOL da Eve.

Esta colaboração, em adição à parceria de investimento anunciada hoje, confirma o compromisso conjunto da Azorra e da Eve em fornecer transporte acessível e soluções de infraestrutura para os primeiros clientes da indústria de UAM.

A parceria estratégica entre Eve e Azorra terá como foco a definição de uma base de operadores que planejem missões UAM regulares, ajudando a estabelecer a infraestrutura necessária para permitir voos de eVTOL em todo o mundo.

O experiente time de gerenciamento da Azorra e o modelo de negócios voltado para o relacionamento fornecem a plataforma ideal para colaborar com a Eve no suporte às necessidades dos clientes e no desenvolvimento de soluções de leasing.

Além do pedido da Azorra para 200 aeronaves, a carta de intenções cria uma oportunidade para ambas as equipes, bem como para futuros operadores de UAM, a propor novos processos e diferentes estruturas, de forma que todo o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana possa complementar o portfólio agnóstico de produtos e serviços da Eve.

Republic Airways

A Eve Air Mobility e a Republic Airways Holdings Inc anunciaram hoje um Memorando de Entendimento e uma Carta de Intenções para comprar até 200 aeronaves eVTOL da Eve.

O objetivo é explorar oportunidades adicionais dentro das subsidiárias da Republic, como a LIFT Academy – focada em iniciativas de desenvolvimento de força de trabalho e no futuro das viagens aéreas. O relacionamento estratégico terá como foco o desenvolvimento de uma rede de implantação em todos os mercados da Costa Central e Leste dos Estados Unidos, com foco inicial em Boston, Nova York e Washington, D.C.

Em preparação para os primeiros voos de UAM com aeronaves Eve, as empresas concordaram em estabelecer um grupo de trabalho que estudará os requisitos de futuros AOCs (sigla em inglês para Certificados Operacionais de Linhas Aéreas), onde as aeronaves de Eve podem ser implantadas em mercados e missões específicos.

Esse mesmo grupo de trabalho também examinará a viabilidade de serviços adicionais a outros tipos de veículos aéreos urbanos, o que poderia ampliar ainda mais o acesso a novos mercados.

BAE Systems e Embraer

A BAE Systems e a Embraer Defesa e Segurança anunciaram planos para um estudo conjunto para explorar o desenvolvimento da aeronave eVTOL da Eve para o mercado de defesa e segurança.

O estudo baseia-se no desenvolvimento da Eve para o mercado de mobilidade aérea urbana e analisará como a aeronave poderia fornecer capacidade econômica, sustentável e adaptável como uma variante de defesa.

Engenheiros do setor aéreo da BAE Systems em Lancashire, Reino Unido, trabalharão em conjunto com a equipe de Defesa e Segurança da Embraer baseada em São José dos Campos, interior de São Paulo, para explorar como uma variante de defesa poderia ser usada para uma gama de aplicações como transporte de pessoal, vigilância e reconhecimento, alívio a desastres e resposta humanitária.

O eVTOL da Eve pode ajudar a transformar as operações de defesa, ao mesmo tempo que reduz seu impacto ambiental a um custo operacional muito menor do que as plataformas atuais.

Informações da Embraer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias