Embraer assina acordo para incluir novo rastreador de situações de perigo nos jatos E2

Divulgação: Embraer

O ACR Group assinou um acordo com a Embraer para fornecer a nova tecnologia Autonomous Distress Tracking (ADT) e Emergency Locator Transmitter com Distress Tracking (ELT-DT) para satisfazer os requisitos operacionais europeus e as recomendações da ICAO relativas ao Sistema Global de Segurança e Socorro Aeronáutico (GADSS), que começam a valer em janeiro de 2023.

As recomendações, em resposta à perda dos voos Malaysia Airlines 370 e Air France 447, fornecem aos Centros de Coordenação de Resgate (RCC) e Centros de Controle Operacional (OCC) das companhias aéreas um aviso prévio, bem como a localização precisa da aeronave se um cenário de perigo é detectado. 

A Embraer instalará o sistema nos jatos E2 existentes e nos novos antes da entrega às companhias aéreas. A Embraer utilizará tecnologia das empresas SKYTRAC e ACR Electronics, ambas do ACR Group, tornando possível rastrear e localizar aeronaves em perigo, garantindo o cumprimento das recomendações do GADSS estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO).

O ADT 5000 do SKYTRAC captura parâmetros da aeronave, como posição, altitude e outros dados críticos do sistema, e os executa por meio do Distress Detection Logic. O sistema detecta uma condição de perigo e faz interface com uma variedade de transmissores localizadores de emergência (ELT), para iniciar uma transmissão de rastreamento de socorro em tempo real.

Disparado por uma potencial condição de socorro de monitoramento de aeronave independente, o sistema é ativado de forma inteligente e começa a transmitir mensagens de socorro de 406 MHz automaticamente com a localização atual em tempo real enquanto a aeronave está em voo. 

O rastreamento de emergência, que também atende às normas FAA TSO-C126C e EASA ETSO-C126C para Transmissores Localizadores de Emergência de aeronaves, fornece a localização precisa da aeronave para auxiliar os órgãos de monitoramento relevantes a responder ao alerta de forma rápida e eficaz usando a rede de satélites COSPAS-SARSAT. Os pilotos também podem acionar o ELT manualmente de dentro da cabine, se necessário.

A solução alerta as partes interessadas da companhia aérea e as Autoridades de Busca e Resgate ou de Investigação de Acidentes em casos de perigo por meio de um Relatório de Emergência para retransmitir as posições ao Repositório de Localização de Aeronaves em Emergência (LADR) da ICAO. 

Com esta solução, os fabricantes de aeronaves resolverão três dos principais objetivos do GADSS Concept of Operations (CONOPs). Esses objetivos incluem abordar a notificação tardia de serviços de busca e resgate (SAR) quando a aeronave está em perigo, identificando a localização, garantindo operações SAR eficientes e eficazes e auxiliando na recuperação oportuna de dados de voo por fornecer um relatório preciso da posição final da aeronave.

A tecnologia permitirá que a Embraer cumpra o prazo de 1º de janeiro de 2023 para o Rastreamento Autônomo de Emergência, atendendo às especificações ICAO Anexo 6 ​​(Parte 1) Seção 6.18 e Eurocae ED-237 Desempenho Mínimo do Sistema de Aviação (MASP).

Informações da ACR Group

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias