Embraer assina acordo para se tornar a primeira fabricante de aviões a usar SAF da Raízen

Imagem: Embraer

Farnborough – A Embraer e a Raizen assinaram hoje uma Carta de Intenções com o compromisso de estimular o desenvolvimento do ecossistema de produção de combustível de aviação sustentável (SAF), reforçando a agenda de sustentabilidade de ambas as empresas.

Entre todas as intenções, a Embraer se tornará a primeira fabricante de aeronaves a utilizar SAF que poderá ser distribuído pela Raízen, líder global em bioenergia.

Essa iniciativa beneficia o setor de transporte aéreo em todo o mundo, e o uso dessa tecnologia é parte fundamental da estratégia da Embraer de neutralizar a pegada de carbono de suas operações até 2040, pois mais de 60% das emissões nas operações da empresa (escopo 1) decorrem do uso de combustível de aviação em testes e voos de produção.

“O SAF desempenha um papel fundamental na redução das emissões da aviação no curto e médio prazo. Portanto, este acordo visa estimular o crescimento e a sustentabilidade da cadeia de valor como um todo”, disse Carlos Alberto Griner, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicações na Embraer. “O ESG é um dos pilares do nosso plano estratégico e estamos analisando todas as oportunidades para acelerar a redução de nossas emissões de carbono”.

O movimento também reforça o compromisso da Raízen com o desenvolvimento e pesquisa de combustíveis sustentáveis ​​para setores que estão se mobilizando para buscar soluções para seus desafios de redução da pegada de carbono.

“Como empresa integrada de energia, a Raízen tem metas desafiadoras, pois pretendemos ampliar em 80% a oferta de energia renovável e fontes de combustível ao mercado e tornar esse aumento o mais eficiente possível em nosso processo produtivo para ajudar a produzir o impacto em nossos clientes”, disse Antonio Cardoso, vice-presidente de Marketing e Serviços da Raizen. “Como maior produtor de etanol de cana do mundo, é natural que estejamos olhando para um possível fornecimento de SAF. Essa parceria com a Embraer, referência global, reforça a agenda de sustentabilidade e ampliação do portfólio da empresa.”

A expectativa é que a Raizen ajude a Embraer a atingir a meta de ter misturas SAF representando 100% do seu consumo de combustível no Brasil até 2030.

“A parceria com a Raízen demonstra nosso pioneirismo no assunto e simboliza as muitas oportunidades de parcerias estratégicas que podem gerar novas possibilidades de negócios na área de combustíveis sustentáveis ​​para nossa empresa e no setor de transporte aéreo como um todo”, afirma Roberto Chaves, Diretor de Suprimentos da Embraer.

Informações da Embraer

Para mais informações da cobertura do AEROIN direto de Farnborough 2022, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias