Início Aviação Militar

Embraer assina novo acordo com a Holanda que pode incluir o A-29 Super Tucano

A Embraer e a Netherlands Industries for Defense & Security (NIDV) assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) durante a 34ª Exposição NIDV para Defesa e Segurança (NEDS 2023).

Imagem: Embraer

Segundo a empresa, “a assinatura do MoU é um elemento-chave no relacionamento estratégico desenvolvido entre a Embraer e a Holanda e inclui iniciativas já em curso, associadas ao KC-390 Millennium e ao A-29 Super Tucano”.

É a primeira vez que o caça de ataque leve A-29 é citado nas trativas com a Holanda, que já comprou 5 unidades do cargueiro KC-390. Hoje a Holanda tem 13 aviões Pilatus PC-7 para treinamento e tinha anunciado anteriormente que pretende substitui-lo.

O PC-7 é o maior concorrente do T-27 Tucano, antecessor do A-29, e é fabricado na Suíça pela Pilatus. O Super Tucano por outro lado compete com o PC-9, mas é uma aeronave mais voltada para o ataque ao solo.

O A-29N, versão que virá de fábrica já com sistemas no padrão da OTAN, pode ser uma boa oferta para os holandeses considerando o treinamento dos pilotos desde o início com a doutrina da aliança. Outros detalhes sobre o Super Tucano nos Países Baixos não foram revelados pela Embraer.

Um outro detalhe a se reparar é que na imagem da celebração do acordo também aparece, além do KC-390 e do A-29, o jatinho de radar aéreo P600 AEW&C, que será o sucessor do E145 AEW&C (E-99 na FAB).

Ele é feito a partir do jato executivo Praetor 600 mas com radar, sistema e sensores da isralense IAI. Até o momento ele não recebeu nenhuma encomenda, mas existe a oportunidade na Holanda dado que o país não conta com nenhum avião de alerta aéreo antecipado na sua frota, contando apenas com os Boeing E-3 Sentry da própria OTAN e de países membros da aliança.

A Embraer destaca que um dos principais objetivos do MoU é reforçar a participação da indústria holandesa na cadeia de suprimentos do C-390.

“A colaboração com a Embraer é importante para a NIDV e seus membros. A Embraer é uma fabricante voltada para o futuro, com um forte foco em inovação e novas ideias para contribuir com a prontidão operacional de suas plataformas. Estou convencido de que a Embraer agrega valor à Base Industrial e Técnica de Defesa da Holanda”, afirma Hans Huigen, Diretor do NIDV.

“Estamos satisfeitos em aprofundar a nossa parceria com a NIDV.  Estamos confiantes de que as estratégias de colaboração deste MoU trarão mais valor ao ecossistema holandês de defesa e segurança, incluindo institutos de pesquisa e a comunidade empresarial em diferentes setores”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

As contribuições da NIDV aprofundaram a colaboração da Embraer com a base técnica e industrial de defesa da Holanda, que por sua vez estão alinhadas com as diretrizes do Ministério da Economia e Política Climática do país. A parceria foca no desenvolvimento de soluções inovadoras em defesa e no apoio à plataforma multimissão C-390 Millennium. Este acordo está alinhado com vários outros Memorandos de Entendimento em vigor, envolvendo parceiros tecnológicos e industriais como Fokker Services Group e MultiSIM, e institutos de pesquisa como o Royal Dutch Aerospace Centre (Royal NLR) e a Netherlands Organization for Applied Scientific Research (TNO).

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Embraer

Sair da versão mobile