Embraer C-390 Millennium é o favorito em concorrência na República Tcheca

A Força Aérea da República Tcheca quer aumentar sua capacidade de transporte com a aquisição de dois aviões de médio porte, na categoria, o Embraer C-390 Millennium lidera o caminho, relata o Aviacionline.

O General de Brigada Petr Čepelka, chefe da Força Aérea da República Tcheca, concedeu uma entrevista ao jornal iROZHLAS na qual discorreu sobre o presente da Força e, em particular, sobre os projetos de aquisição atualmente em andamento ou planejados.

No que diz respeito à aviação de transporte, a Força Aérea Tcheca conta atualmente com seis Airbus C295, mas pretende reforçar esta capacidade com a aquisição de aeronaves de transporte médio. São três modelos concorrendo ao contrato: o Airbus A400M, o Lockheed Martin C-130J Hércules e o Embraer C-390 Millennium.

E no contexto da referida entrevista, o General de Brigada Petr Čepelka não teve meias palavras em afirmar que o C-390 da Embraer é sua opção preferida.

Entre as características do C-390 (ou KC-390, se a opção de reabastecimento em voo for escolhida) Čepelka destaca sua capacidade de realizar missões para ajudar a população civil em todo o mundo e militar dentro de um contexto de interoperabilidade sob a OTAN.

Comparado ao C295 atualmente em serviço, o C-390 pode voar mais rápido, mais longe e com muito mais carga útil. De fato, é de vital importância que as aeronaves brasileiras possam abrigar e transportar os blindados de combate 8×8 Pandur II , do Exército Tcheco. A incorporação de aeronaves de transporte médio permitiria otimizar os recursos disponíveis da Força Aérea Tcheca.

Se realizarmos tarefas de transporte com esta aeronave maior, usaremos a aeronave CASA (Airbus C295) de maneira otimizada e significativa para as tarefas para as quais foram compradas”, disse o chefe da Força Aérea Tcheca.

Outras características que parecem beneficiar o C-390 frente à concorrência, pelo menos segundo o entrevistado, é que o produto da Embraer seria mais barato de operar, e poderia ser acomodado com relativa facilidade à infraestrutura existente no país.

“Se avaliarmos todas as circunstâncias importantes que de alguma forma afetam a aquisição desse tipo de aeronave, provavelmente poderemos obter uma aeronave exatamente dessa categoria, como o Embraer C-390”, reconheceu Petr Čepelka.

Participação da Indústria Tcheca

Também é importante observar que em 2010 a República Tcheca assinou uma carta de intenção (LOI) para a possível compra de dois KC-390. Pelo acordo, a empresa aeroespacial tcheca AERO Vodochody tornou-se parceira estratégica da Embraer e fornecedora de peças para as aeronaves a serem entregues.

A Aero é totalmente responsável pelo desenvolvimento, industrialização, suporte à certificação e produção do Fixed Wing Leading Edge (FLE) e na industrialização e produção de todas as portas, rampa de carga e seção traseira da fuselagem.

O General Čepelka informou que a Força Aérea estaria pronta para finalizar as especificações necessárias para a aquisição de aeronaves e que nos próximos dias os referidos documentos serão enviados ao escritório de aquisições, para que possam continuar com o conjunto do concurso.

Se tudo correr bem, Čepelka espera ter pelo menos uma das aeronaves de transporte instaladas até 2024 ou 2025.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias