Embraer chega a 600 Phenom 300 entregues, o jato leve mais vendido do mundo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Embraer

A Embraer anuncia que entregou o 600º avião executivo Phenom 300, modelo que recentemente se tornou o jato leve mais vendido do mundo pelo nono ano consecutivo e o jato executivo bimotor mais entregue de 2020, com base em relatórios de faturamento e remessa de aeronaves de fim de ano da General Aviation Manufacturers Association (GAMA).

O exemplar foi entregue para a Superior Capital Holdings, LLC, com sede em Fayetteville, Arkansas, Estados Unidos, e será usado para apoiar as operações de aviação executiva da empresa no país.

“Estamos honrados em alcançar este marco, pois a popularidade e o sucesso contínuo da série Phenom 300 são um reflexo direto do nosso compromisso em fornecer a melhor experiência ao cliente na aviação executiva,” disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Esta aeronave, a melhor da classe, continua a ter um desempenho superior no segmento de jatos leves com sua velocidade, alcance, conforto e tecnologia solidificando a posição de liderança global da série Phenom 300 na indústria.”

Anteriormente, a Superior Capital Holdings, LLC operava um turboélice monomotor, no entanto, após experimentar um voo no Phenom 300E, decidiu que a aeronave era a melhor escolha para seus negócios. O cliente, que está comprando seu primeiro jato, realizou a atualização com base na necessidade de maior conforto na cabine, maior velocidade e segurança, já que muitas de suas viagens envolvem rotas de mais de 1.000 milhas náuticas.

Além disso, a Embraer destaca que o Phenom 300E tem notável desempenho de pista, promovendo acesso a aeroportos de pequeno porte, combinado a baixa manutenção e o melhor custo operacional de sua classe, comparável a aeronaves turboélice do mesmo porte.

O conforto dos assentos, que reclinam e se movimentam em todas as direções, é acentuado pela melhor pressurização de cabine entre os jatos leves (altitude máxima de cabine de 6.600 pés), proporcionando uma experiência em voo comparável a aeronaves maiores.

Imagem: Embraer

Imagem: Embraer

Lançada originalmente em 2005, a série Phenom 300 está em operação em mais de 35 países e acumula mais de 1,2 milhão de horas de voo. A principal aeronave entregue hoje é o Phenom 300E, a mais nova versão do jato leve líder do setor.

Em termos de desempenho, essa última versão é ainda mais rápida, podendo atingir Mach 0.80, tornando-se o jato single-pilot mais veloz em produção. A aeronave é capaz de atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR.

Aprimoramentos de tecnologia adicionais incluem uma atualização da aviônica, apresentando um sistema de avaliação e alerta de performance de pouso (ROAAS) – a primeira tecnologia de tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação executiva – bem como proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD e FAA Datacom, entre outros. O Phenom 300E também possui conectividade 4G via Gogo AVANCE L5.

As melhorias não são apenas de tecnologia – o conforto foi igualmente considerado. O Phenom 300E apresenta uma cabine mais silenciosa graças às melhorias na redução de ruído, bem como maiores trilhos para os assentos na cabine, oferecendo aos pilotos mais espaço para as pernas e conforto.

Desde que entrou no mercado, a série Phenom 300 cresceu mais de 7% ao ano, a uma velocidade três vezes maior do que a própria frota da classe de jatos leves. O Phenom 300 continua a ser o jato leve mais vendido nos segmentos de propriedade fracionada e fretamento.

Informações da Embraer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias