Embraer confirma novo cliente do E190-E2 com três encomendas vindas de Madagascar

Divulgação – Embraer

Como antecipado no final de outubro, a Embraer conquistou um novo cliente para seu modelo E190-E2, E-Jet de segunda geração, após a companhia aérea local Madagascar Airlines indicar interesse. Agora, a companhia confirma a aquisição de três unidades do jato através da arrendadora Azorra Aviation, para entrega a partir de março de 2023.

O governo malgaxe escolheu a Embraer para reconstruir a frota regional de sua transportadora de bandeira e para a modernização do transporte aéreo da ilha do Oceano Índico O ministro dos Transportes, Rolland Ranjatoelina, disse que a aeronave permitirá à companhia aérea aumentar suas frequências, melhorando assim a receita.

Na cerimônia de assinatura do acordo, um representante da Embraer disse que a aeronave permitirá à companhia aérea melhorar sua conectividade doméstica e regional. Internamente, o E190-E2 terá 96 lugares e também ligará Antananarivo a Nosy-Be, Antsiranana e Fort Dauphin em menos de uma hora, informou a mídia local.

Presente no evento estava o novo diretor executivo da Madagascar Airlines, Thierry De Bailleul, disse que sua missão era recuperar a companhia aérea nacional em dificuldades. Sua experiência inclui cargos seniores na Qatar Airways e na Emirates na França.

A nova frota regional e o novo executivo-chefe fazem parte do plano de reestruturação conduzido pelo presidente Andry Rajoelina, que prometeu salvar a transportadora nacional. O governo também pretende adquirir um Boeing 787 para voos de longa distância.

A transportadora de bandeira de Madagascar é a nova marca que combina as operações da Air Madagascar e sua subsidiária doméstica Tsaradia, que quebraram durante a pandemia. Atualmente, opera apenas com aeronaves turboélice ATR 72 e DHC-6. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias