Embraer conversa com empresas indianas para apoio no desenvolvimento de novo avião

A Embraer disse que mantém conversas com empresas indianas para apoio no desenvolvimento de sua nova aeronave turboélice, prevista para voar no final desta década. Tais conversas fazem parte dos planos da fabricante brasileira em sua procura por parceiros para o novo programa de aeronaves regionais.

A informação foi dada no contexto das recentes declarações do primeiro-ministro Narendra Modi sobre como a Índia poderia se tornar um centro de fabricação de grandes aeronaves de passageiros. 

“Estamos discutindo com potenciais parceiros na Índia e globalmente sobre uma seleção de opções de parceria para a próxima geração de aeronaves turboélice – incluindo fabricação. Essas discussões estão em andamento e avançando bem”, disse a Embraer. “A aeronave turboélice de próxima geração está em fase de desenvolvimento e a decisão de lançar o projeto ainda não foi tomada”.

A Embraer tem mais de 1.700 jatos comerciais em serviço globalmente. Em julho, divulgou uma perspectiva de mercado de 20 anos, estimando que a demanda global por turboélices poderia chegar a 2.280 unidades. Desse total, disse, cerca de 960 unidades podem vir da região Ásia-Pacífico.

Na Índia, a Star Air opera cinco aviões ERJ-145 e recentemente assinou um acordo para introduzir duas aeronaves E175. Atualmente, também existem 22 jatos executivos fabricados pela Embraer no país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.