
Um avião Embraer E190 da Aerolíneas Argentinas precisou aguardar em voo por mais de 50 minutos antes de pousar no Aeroporto Internacional de Sauce Viejo (SFN), em Santa Fe, na Argentina, devido ao fechamento inesperado da torre de controle.
O incidente ocorreu na manhã de hoje, por volta das 8h, quando o voo proveniente do Aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), em Buenos Aires, encontrou o aeroporto de destino fechado.
A aeronave, um Embraer E190-E1 de matrícula LV-CHQ decolou do Aeroparque em Buenos Aires às 7h10 (horário local) no voo AR 1724, com chegada prevista a Sauce Viejo às 8h10. No entanto, ao se aproximar do aeroporto, o piloto foi informado de que a torre de controle estava inoperante, como reporta o portal parceiro Aviacionline.

Às 7h55, 45 minutos após a decolagem, um NOTAM (aviso aos aeronavegantes) foi emitido, informando que a torre de controle permaneceria fechada até as 10h da manhã. Segundo as primeiras informações, a falta de pessoal do Controle de Tráfego Aéreo levou ao fechamento temporário do aeroporto.
Diante da situação, o Embraer E190 precisou voar em círculos a 15.000 pés de altitude por cerca de 40 minutos antes de finalmente receber autorização para pousar, aterrissando em Santa Fe com aproximadamente 50 minutos de atraso em relação ao horário original.
Autoridade aeronáutica investiga o ocorrido
Após a repercussão do caso, a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) enviou um comunicado ao portal Aviacionline, informando que abriu uma investigação sobre o ocorrido com o voo AR1724. De acordo com a EANA, a segurança operacional foi mantida durante todo o tempo, já que a tripulação manteve contato com o Centro de Controle de Área de Ezeiza e a torre de controle do aeroporto de Paraná, próximo a Santa Fe.
“A investigação seguirá os trâmites necessários, e os responsáveis serão devidamente sancionados para evitar que essa situação se repita”, afirmou a empresa pública.