Um jato Embraer E195 da Azul “voltou à vida”, após mais de um ano estocado em Portugal, bem distante do Brasil.

De matrícula PR-AXW, este jato Embraer E195 foi fabricado em 2013 e entregue direto da fábrica para a Azul Linhas Aéreas, onde voou até 2020. Ainda antes da pandemia, em janeiro do ano passado, o avião foi retirado de uso e enviado para Portugal, sendo que, possivelmente, iria para a polonesa LOT Polish Airlines, que já tem outros jatos brasileiros na sua frota.
No entanto, o coronavírus chegou e o avião acabou não indo para nenhum lugar. Desde então, esteve estocado em Alverca, aeroporto próximo de Lisboa e sede da OGMA, empresa portuguesa da qual a Embraer é sócia.

Como mostra o histórico da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, hoje (11) a aeronave fez um voo de testes, decolando e pousando em Alverca, após ser retirado da estocagem e, provavelmente, ter passado por alguma manutenção específica. A expectativa, segundo fontes em Portugal, é que a aeronave retorne ao Brasil, embora essa informação ainda não esteja confirmada.
Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro, da ANAC, o jato batizado de
Nas Asas Azuis de Milton Nascimento está com registro ativo, constando ainda como operador a própria Azul Linhas Aéreas. Já os aviões que foram para a LOT, tiveram sua matrícula cancelada no cadastro brasileiro.