Embraer deverá ter mais um cliente na OTAN para o KC-390: a Eslováquia

Divulgação – Embraer

O Ministério da Defesa da Eslováquia assinou hoje uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais aprofundada entre os dois países.

Durante a visita ao Brasil, o Ministro da Defesa eslovaco reconheceu que o Embraer C-390 é a opção mais adequada para atender às futuras necessidades de transporte militar da Eslováquia. Também foi destacada a importância da aquisição do C-390 por países vizinhos, o que possibilita sinergias em treinamento, logística e desenvolvimento de capacidades futuras das frotas.

O Ministério da Defesa da Eslováquia planeja iniciar os passos formais para a compra de três aeronaves KC-390 em janeiro de 2025. Hoje o país membro da OTAN não possui nenhuma aeronave da categoria do avião militar brasileiro.

“O C-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria devido à sua eficiência de custo, versatilidade e confiabilidade, sendo capaz de realizar as missões mais desafiadoras a qualquer momento e em qualquer lugar. Estamos confiantes de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea da Eslováquia”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defense & Security.

C-390 se consolida como escolha entre membros da UE e da OTAN

O C-390 Millennium, aeronave de transporte multimissão da Embraer, vem rapidamente se tornando a escolha preferida entre membros da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além de seus aliados na Europa. A aeronave contribui para a modernização das forças armadas desses países, agregando novas capacidades e fortalecendo a interoperabilidade com forças aliadas.

Atualmente, o C-390 já está em operação em Portugal e Hungria, além de ter sido encomendado pelos Países Baixos, Áustria e República Tcheca. Recentemente, a Suécia também selecionou o modelo. Brasil e Coreia do Sul completam a lista de nações que optaram pelo C-390.

Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019 e com a Força Aérea Portuguesa em 2023, a frota de C-390 acumulou mais de 15.500 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e índices de conclusão de missão superiores a 99%, comprovando sua excepcional produtividade dentro da categoria.

Pela Assessoria de Imprensa da Embraer

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias