Embraer divulga suas entregas de aviões e outros números do 1º trimestre de 2023

Embraer 175, um dos modelos entregues no período – Imagem: Embraer

A Embraer publicou nesta quarta-feira, 26 de abril, seus dados de entregas de aeronaves comerciais e executivas, refentes ao período de janeiro a março, o 1º trimestre de 2023 (1T23).

A fabricante brasileira entregou 15 jatos nos três primeiro meses deste ano, sendo sete comerciais e oito executivos. Os comerciais foram dos modelos E175 de primeira geração e E195 da nova geração E2. Os executivos dividem-se em seis leves, da família Phenom, e dois médios, da família Praetor.

A tabela a seguir apresenta o detalhamento de cada modelo entregue no período:

Segundo descreve a Embraer, esse volume representa um crescimento de 7%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

A fabricante também apresenta hoje a atualização de sua carteira de pedidos, que, em 31 de março, totalizava US$ 17,4 bilhões, com 281 aviões comerciais. Veja na tabela a seguir os detalhes quanto aos modelos e quantidades de aeronaves comerciais com pedidos firmes a entregar:

O período foi marcado pela confirmação de que, pelo 11º ano consecutivo, a série Phenom 300 da Embraer se mantém como o jato leve mais vendido do mundo, de acordo com a Associação Geral de Fabricantes de Aviação (GAMA – General Aviation Manufacturers Association).

A Embraer entregou 59 jatos da série Phenom 300 em 2022 e acumula mais de 700 aeronaves entregues desde a sua entrada em serviço. A versão aeromédica (MEDEVAC), o Phenom 300MED, recebeu o Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) da Administração Federal de Aviação (FAA), agência reguladora dos Estados Unidos, e da Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), equivalente da União Europeia.

No segmento de Serviços & Suporte, a Embraer anunciou a assinatura de um contrato de serviços com a Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) para apoiar a frota de A-29 Super Tucano do país. O acordo fornecerá suporte a mais de 200 componentes do A-29.

A empresa também revelou três novos clientes para uso do Beacon, plataforma de coordenação de manutenção que conecta recursos e profissionais para o retorno mais rápido das aeronaves ao serviço. 

Air New Zealand e Embraer assinaram acordo de colaboração para programas de aeronaves sustentáveis de próxima geração, ampliando o número de integrante do Grupo Consultivo Energia da Embraer.

A Embraer Defesa & Segurança realizou exposição do seu portfólio de produtos e soluções inovadoras nos mercados europeu, asiático e no Oriente Médio, antes dos recentes anúncios realizados na LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea...

0
O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.