Embraer E110 cubano, que já voou no Brasil, faz pouso de barriga em Havana

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião modelo Embraer 110 Bandeirante, da empresa aérea estatal Cuba Aerotaxi (uma divisão da Cubana de Aviación), sofreu um incidente enquanto pousava no aeroporto da capital Havana. A aeronave realizava o voo CU-801, procedente de Nueva Girona, e carregava 15 passageiros a bordo, além de quatro tripulantes (contando equipe da empresa em traslado).

Pelas imagens, é possível ver a aeronave com todas as rotas do trem de pouso recolhidas, resultando em danos substancias à sua barriga devido ao atrito com o solo. Um NOTAM (“notice to airmen”) foi emitido pela autoridade de aviação cubana e a pista 06/24 do aeroporto ficou fechada até a remoção da aeronave.

O Bandeirante envolvido no incidente, que tem matrícula CU-T1541, está em Cuba desde dezembro de 2001. Foi para o Caribe depois de voar no Brasil por quase trinta anos. O histórico da empresa em nosso país inclui operações desde 1976 pela Rio-Sul, Total Taxi Aéreo e Triton Taxi Aéreo, sempre com o prefixo PT-GKN.

Ao site Viaja con Yoel, o Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba emitiu a seguinte nota oficial:

“Nesta manhã, 28 de novembro, às 08,33 horas, uma aeronave Cubana de Aviación do tipo Embraer 110, que percorreu a rota Gerona-Havana, com 15 passageiros e 4 tripulantes a bordo, durante a operação de pouso no Aeroporto Internacional “José Martí” teve avaria nos trens de aterrissagem que provocou a avaria da aeronave, não foram registados feridos, nem entre os passageiros, nem tripulantes.

Atualmente, cumprindo os protocolos estabelecidos para estes casos, as causas do incidente estão a ser apuradas por uma comissão criada para o efeito”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Antonov faz pouso de emergência na neve e fica partido...

0
Um avião Antonov An-26 acabou tendo problemas ao se aproximar de um aeroporto no interior da Rússia e fez um pouso de emergência na neve.