Embraer E175 parece brinquedo em bonito vídeo de pouso simultâneo com Boeing 777

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Alguns aeroportos pelo mundo permitem bonitas cenas de aproximações e pousos simultâneos, pois possuem pistas paralelas e separadas por distância suficiente para que dois aviões pousem ao mesmo tempo. É exatamente o caso do vídeo de um Embraer E175 e um Boeing 777 que tem circulado pelas redes sociais.

Print Vídeo E175 Boeing 777 São Francisco

Embora o vídeo possa fazer parecer que os jatos estejam perigosamente próximos um do outro, não há qualquer risco. O efeito de proximidade é causado pelo grande zoom da câmera utilizada para a gravação.

Para os pousos em condições visuais como no vídeo, a distância mínima de segurança entre as linhas centrais de duas pistas, para que elas possam ser operadas simultaneamente, é de 700 pés (213 metros).

Exceção se dá quando a operação ocorre em condição de pouso por instrumento, ou seja, quando há limitações de visibilidade, em que só pode ser feito em aeroportos nos quais a separação entre as pistas paralelas seja de no mínimo 4300 pés (1311 metros).

Observando-se que o pouso simultâneo do Embraer E175 com o Boeing 777 ocorreu no Aeroporto Internacional de São Francisco, nos Estados Unidos, verifica-se que as pistas 28L e 28R em que eles pousaram são separadas por 750 pés (228 metros), portanto, dentro da separação exigida e mais longe do que aparentam estar no vídeo.

Vista aérea pistas aeroporto São Francisco Google Maps
Vista aérea das pistas 28L e 28R do aeroporto São Francisco – Imagem: Google Maps

Além do próprio efeito de compressão do zoom da filmagem, há uma grande diferença de tamanho dos aviões, que faz o Embraer parecer de mentira mesmo estando mais próximo da câmera. Enquanto o Boeing 777 tem longos 73,86 metros de comprimento, o E175 tem menos da metade, com apenas 31,68 metros.

Confira a seguir o bonito vídeo:

Vídeo: HD Melbourne Aviation

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias