Embraer E195 operado pela LOT pousa duro em Amsterdã

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer ERJ-195 da LOT. Foto de Mark Harkin.
O SP-LNB envolvido no incidente – Foto de Mark Harkin, via Flickr (CC).

Um jato Embraer ERJ-195 da LOT Polish Airlines, com registro SP-LNB, realizando o voo LO-267, ligando Varsóvia, na Polônia, a Amsterdã, na Holanda, tocou forte (o chamado pouso duro, ou hard landing) na pista 22 durante a aterrissagem em Schiphol. O pouso ocorreu por volta das 13 horas e 29 minutos do horário local, no último domingo, 5 de julho.

Registro do voo LO-267. Fonte: Flightradar24.

Após o pouso, a torre e a tripulação da aeronave mantiveram comunicação de rotina, com a aeronave deixando a pista e taxiando até o pátio de estacionamento.

Apesar de, até o momento, não terem sido divulgadas informações sobre a gravidade dos danos provocados pelo pouso duro, o voo de retorno foi cancelado e dados do Flightradar24 demonstram que a aeronave permanece em solo holandês. Não há informação sobre feridos no ocorrido.

Fortes ventos durante o pouso

A torre de controle reportou a ocorrência de ventos com direção 240 graus, de intensidade de 29 nós (54 km/h), com rajadas de 36 nós (66 km/h), ao liberar a pista 22 para o pouso do Embraer.

De acordo com os dados ADS-B transmitidos pela aeronave, o E195 realizou uma aproximação estabilizada até cerca de 100 pés (30,5 m) AGL (acima do solo), quando então a razão de descida da aeronave aumentou para mais de 800 pés por minuto (4 m/s), a uma velocidade de  106 nós (196 km/h), momentos antes do pouso, o que pode indicar uma perda de sustentação em função de variações de vento por conta das rajadas.

Informações pelo The Aviation Herald.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Veja outras histórias