Embraer E2 da Azul decola, mas falha faz pilotos retornarem com jato ao aeroporto de origem

Embraer E195 E2 da Azul Linhas Aéreas

O CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – recebeu o reporte de um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que sofreu uma falha durante voo regular de passageiros recentemente.

O caso envolveu o Embraer E195-E2 registrado sob a matrícula PS-AEB, que estava realizando o voo AD-4836, de Chapecó, em Santa Catarina, para Cuiabá, no estado de Mato Grosso, no último dia 12 de janeiro.

Conforme descrito no CENIPA, a aeronave transportava 96 passageiros e 5 tripulantes. O jato decolou do Aeroporto de Chapecó – Serafim Enoss Bertaso, mas, durante a fase de subida, os pilotos receberam a mensagem de baixa pressão hidráulica do sistema número 2.

A aeronave atingiu 25 mil pés (cerca de 7,62 km) de altitude e, diante da anormalidade, realizou uma curva de volta ao aeroporto de origem, comandada pelos pilotos. Realizando órbitas de espera, os tripulantes efetuaram os procedimentos previstos em manual, mas decidiram retornar para pouso em Chapecó, sem intercorrências após 50 minutos de voo.

De acordo com informações do RadarBox, o E2 permaneceu no solo por cerca de 15 horas, tendo realizado um novo voo para Campinas, interior de São Paulo. O voo anterior, de Chapecó para Campinas, foi cancelado.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Passageiro perde voo de ida, não avisa da volta, processa a...

0
A justiça julgou improcedente o pedido de um passageiro por indenização após não embarcar no voo de volta e ter pedido o voo de ida.