Embraer entrega o primeiro jato E2 da KLM no ano; é o 15º na frota da holandesa

Na tarde de segunda-feira, 30 de janeiro, decolou de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo e local onde fica a linha de montagem da Embraer, o jato E195-E2 de matrícula PH-NXO (msn 19020085). Este é o primeiro avião do modelo que a fabricante brasileira entrega para a holandesa KLM neste ano.

O avião pousou em Recife e, de lá, deve seguir rumo à Amsterdã com uma escala intermediária de reabastecimento. A chegada à sua nova base operacional está prevista para esta terça-feira.

Com a entrega, a empresa aérea europeia chega a 15 jatos do modelo E195-E2 na frota, de um total de, pelo menos, 24 que tem a receber. Curiosamente, dos quinze jatos, seis estão parados em manutenção, como o AEROIN informou anteriormente.

Um dos motivos para a inatividade da frota seria a necessidade de inspeções nos motores do E2, o Pratt & Whitney PW1900. O problema é o mesmo do Airbus A220 equipado com os motores PW1500 da mesma família.

Por exemplo, foi anunciado recentemente que, dos quatro Airbus A220 da Air Tanzania, apenas um estava voando. A companhia aérea disse que estava esperando por slots de reparo do motor. Os motores de substituição não estavam disponíveis devido à limitação da cadeia de fornecedores do fabricante.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias