Início Mercado

Embraer entrega os dois primeiros jatos E195-E2 da Royal Jordanian

A Embraer entregou nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, os dois primeiros jatos E195-E2 à empresa de bandeira jordaniana, Royal Jordanian. As aeronaves partiram de São José dos Campos, no Brasil, com destino à capital da Jordânia, Amã.

As duas aeronaves, de matrículas JY-REA (msn 19020116) e JY-REB (msn 19020123), realizaram uma primeira escala técnica no Recife e depois seguem rumo à Europa antes de rumarem para o Oriente Médio. Elas trazem um novo esquema de pintura da companhia aérea, como o AEROIN informou em primeira mão.

Na cauda houve uma mudança sutil, onde os detalhes em preto que faziam uma “escadinha” foram abolidos, e foram implementadas duas faixas douradas na parte debaixo, com uma fazendo uma sutil abertura para acompanhar o sentido da cauda.

Os motores tiveram a área pintada de vermelho reduzida, com a cor agora fazendo apenas uma faixa em torno da circunferência do fan (que é o ventilador que admite o ar para compressão). A abreviação “RJ” e a coroa foram colocadas logo atrás na parte preta da carenagem do motor.

Rastreamento do voo: Radarbox

Outro detalhe interessante deste E195-E2 que voou pela primeira vez em São José dos Campos é que, ao contrário do modelo da brasileira Azul e da canadense Porter, ele conta com apenas uma janela de emergência sobre as asas, indicando que deverá ter uma configuração menos densa que os 136 assentos da brasileira e os 132 da canadense.

As novas aeronaves, configuradas com uma cabine de duas classes comportando 12 assentos na executiva e 108 na econômica, substituirão quatro jatos da primeira geração dos E-Jets que estão na frota da Royal Jordanian desde 2007.

A Royal Jordanian Airlines e a Embraer assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em outubro de 2022, para introduzir até 10 unidades das variantes dos jatos E190-E2 e E195-E2 na frota da companhia aérea. A companhia já é cliente da fabricante com os modelo E170 e E190 de primeira geração.

Depois, a confirmação do acordo de aquisição ocorreu em maio deste ano, com entregas previstas para serem iniciadas no quarto trimestre de 2023, totalizando oito jatos comerciais, sendo quatro E190-E2 e quatro E195-E2, no valor de US$ 635 milhões a preço de lista.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile